As marcas estão cada vez mais antenadas ao mundo digital e disso você já sabe: querem saber o que os seus clientes pensam, analisando onde falam e como falam.  Desejam que as pessoas conheçam sua marca, seu novo produto e, no futuro, criem conexões duradouras com seus potenciais clientes. Porém, ainda não é tão claro o que fazer com tantos dados coletados: quando tomar a decisão de agir durante uma crise? E quando enxergar um desejo por parte do público que nenhum concorrente consegue atender?

Essa necessidade não é uma exclusividade sua, caro leitor, mas de muitas marcas. Abaixo você confere algumas dicas de como otimizar a coleta de dados, a análise de informações e a criação de soluções:

1)      Conheça o público-alvo: uma das variáveis indispensáveis a ser considerada é que você saiba onde e quem procurar. Defina seu público-alvo por meio das definições de marketing que você já fez em outro momento, aproveite dados do seu CRM e faça pesquisas para saber exatamente quem é esse público;

2)     Monitoramento: trabalhe analisando sentimentos, emoções e temas. Crie buscas sobre a sua empresa (para entender a associação de sentimento e outros temas junto à sua marca) e não deixe de separar uma parte dos seus esforços para analisar tendências. Por exemplo: se sua empresa é uma Temakeria, busque por “culinária”, “jantar com os amigos”, “salmão” etc. Pense como o próprio cliente: o que ele falaria quando pensa em temaki?

No paralelo, trabalhe com uma busca mais ampla – e aqui está o diferencial – pensando em temas apenas como “Comida Japonesa”, “Alimentação saudável” ou “Gastronomia oriental” (geralmente apenas uma base amostral) e tente encontrar padrões de comportamento, desejos e emoções que as pessoas expressam;

3) Demografia: parecido com a primeira dica, mas reforce estabelecer o bom e velho Idade-sexo-local onde mora e combine com outros dados como relacionamento, estado civil e classe social. Isso ajuda muito a entender o tom de voz, abordagem e quais imagens utilizar nas suas publicações;

4) Pirâmide de adoção: Para a análise de tendências, não se esqueça da pirâmide de adoção de uma tendência, produto ou serviço. Tudo começa com um pequeno grupo que se interessa e passa a se comportar de tal forma que influencia outras pessoas até se popularizar, como mostra o modelo abaixo:

Divulgação

5) Analise a concorrência: como as pessoas estão se relacionando com outras marcas? Defina quais marcas você deseja estudar mais a fundo os comentários, dúvidas e sugestões que os usuários geram em suas páginas. Este é um ótimo recurso de informação para tendências e insights. Para definir quais páginas analisar, ataque as que possuem maior taxa de engajamento ou olhe por ramo de atividade quais são as páginas que se destacam. Use a seu favor ferramentas gratuitas como o Sprinklr Business Index, que te permite analisar em ranking quais páginas e perfis possuem melhor taxa de engajamento, quais são mais relevantes e quais trabalham para responder seus clientes.

Claro que essas dicas não são a receita mágica ou a solução dos seus problemas, mas parte de uma metodologia que ajuda você no dia a dia. Trabalhe os dados constantemente, analise, reúna informações suficientes para uma base histórica e, certamente, você tomará decisões com muito mais embasamento e segurança.

Ivan Alves é managed services consultant na Sprinklr