Divulgação

As 50 maiores agências de publicidade do mercado brasileiro concentraram nos primeiros oito meses de 2017 um faturamento bruto, ou seja, sem as negociações relacionadas a descontos praticadas com os veículos, de R$ 45,3 bilhões. A primeira, a Y&R, mantém a liderança dos investimentos em mídia no país com um faturamento de R$ 2,488 bi. A 50ª, a Jota Com, contabilizou R$ 83,2 milhões.

O estudo do Kantar Ibope Media tem três agências com faturamento superior a R$ 2 bi: a própria Y&R, a My Propaganda, com R$ 2,330 bi, e a Publicis Brasil com R$ 2,230 bi. A My Propaganda, dirigida pelo publicitário Woody Gerabara, é house agency da holding Hypermarcas, fabricante de marcas como Doril, Gelol, NeoQuímica, Bozzano, Cenoura & Bronze, Engov, Denorex, Melhoral, Lacto Purga, Monange, Merthiolate, Apracur, Assolan e Maracugina. A Hypermarcas foi o maior anunciante do primeiro semestre deste ano, pela métrica do Kantar Ibope Media, com um investimento de R$ 1,593 bilhão.

A Publicis vem subindo posições no ranking de investimento em mídia com a efetivação de prospects como Bradesco, Carrefour e Heineken, este último por alinhamento global. O desempenho tem a ver com a gestão focada em resultados implantada pelo CEO Hugo Rodrigues.