A ABC cancelou o revival da série Roseanne, após um twite considerado racista da atriz Roseanne Barr sobre Valerie Jarrett, conselheira da Casa Branca, do governo de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. A produção estava no ar há dois meses, alcançando ótimos números para a rede. 

Em seu perfil no Twitter, Roseanne escreveu “Muslim Brotherhood & Planet of the Apes had a baby=VJ.” (“A irmandade muçulmana e o Planeta dos Macacos tinham um bebê = VJ”), em tradução livre. Valerie é afro-americano e nasceu no Irã de pais americanos.

Ao cancelar o programa, o presidente da ABC Entertainment, Channing Dungey, comentou a mensagem da atriz. “A declaração de Roseanne no Twitter é repugnante. Repugnante e inconsistente com nossos valores, e decidimos cancelar seu programa”, disse em comunicado.

A decisão da rede  aconteceu na esteira da repercussão negativa da mensagem de Roseanne e da possível perda e fuga de anunciantes na atração.

Logo após o tuíte, ela foi criticada e tentou se defender alegando que não era uma mensagem racista porque “os muçulmanos não eram uma raça”. Depois ela excluiu o tuíte, pediu desculpas a Valerie e avisou que estava deixando o Twitter.

A atriz e comediante Wanda Sykes, que era produtora de consultoria no programa, disse que não voltaria para a segunda temporada. Sara Gilbert, que dividia o protagonismo da série com Roseanne e era produtora executiva  da atração, chamou os comentários da colega de “abomináveis” e disse que estava “desapontada”.

Medo da fuga de anunciantes

A revista Adweek do dia 21 de maio traz na capa uma matéria sobre o programa. O texto menciona que os compradores de anúncios estavam temerosos sobre declarações controversas da atriz em aparições públicas e em mídias sociais, pois talvez “fossem a única coisa que poderia atrapalhar o sucesso contínuo do programa”, segundo o site.

O revival da série na rede foi bem recebido após o hiato de 20 anos. A estreia em 27 de março atraiu 18,2 milhões de telespectadores e uma audiência de 5,2 entre adultos de 18 a 49 anos, tornando-se a comédia mais assistida desde um episódio da The Big Bang Theory em setembro de 2014, e superando os 16,6 milhões que se transformaram na final da série da série em 1997. E ainda segundo a matéria, o programa ajudou a ABC a sair do quarto lugar no recorte 18-49, em que permaneceu em cinco das últimas seis temporadas, e ir para um empate triplo pelo segundo lugar, ao lado da CBS e da Fox. 

Com os novos acontecimentos, compradores teriam dito à Adweek que agora “seria difícil para seus clientes comprarem espaço no show”, até pelas negociações iniciais estarem em andamento. A reportagem comenta que há cerca de um ano quando foi anunciado, anunciantes estariam cautelosos, mas que os bons números da estreia fez  eles começarem a planejar “disputar o show durante as compras iniciais deste ano”. A matéria sobre o retorno da série pode ser lida no site da Adweek.

A atriz já tinha se envolvido em polêmicas nas redes sociais, com uma acusação falsa, uma teoria da conspiração e uma briga com a atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida como Stormy Daniels.

 

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