Legitimar e garantir a segurança dos dados fornecidos pelo mercado de pesquisa é a nova missão da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas). A entidade lançou, no último dia 28, o seu selo de qualidade, uma forma de certificação que se junta aos Códigos de Ética e de Autorregulamentação.

A preparação desse novo recurso que a Abep vai oferecer aos seus associados durou cerca de um ano e tem a liderança de Duilio Novaes, presidente da entidade. O objetivo é que as informações fornecidas pelas pesquisas sejam esclarecidas ao público. “Queremos certificar as pesquisas que estão dentro das normas e diretrizes estabelecidas para esse mercado. Estamos avaliando metodologia quantitativa, qualitativa, painéis de varejo e domicílios, painéis de mídia e online”.
O critério para a auditoria das empresas será rígido, mas quer ser descomplicado.

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O processo anual tem confirmado nomes como GFK, Ibope Inteligência e Enfoque, por exemplo. A Abep vai seguir suas Normas de Qualidade para Condução de Projetos de Pesquisa de Mercado Opinião e Mídia. A adesão ao selo de qualidade, no entanto, é facultativa e não implica em qualquer penalização ou obrigatoriedade das empresas de pesquisa já associadas. “As empresas vão ficar mais criteriosas no que fazem. Queremos que o padrão seja o mesmo para todos e a gente se torne referência, assim como o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão)”.

Repercussão
Felipe Mendes, diretor do Grupo GFK no Brasil, disse que a certificação é importante. “O selo da Abep passa a um novo parâmetro de qualidade”. A preocupação da entidade com a qualidade foi ressaltada por Valkiria Garré, CEO da Kantar Millward Brown. “Não são todas as empresas que contam com um ISO 9000, o selo é um certificado que garante serviços de qualidade”.

Diretor de marketing da TV Globo, Ricardo Esturaro, afirma que esse é o primeiro certificado no setor de pesquisa. “Com resultados de pouca qualidade, esse selo torna-se fundamental para o mercado”.

Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, disse que “o selo estimula a qualidade do trabalho de pesquisa dos seus associados”. Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, “o selo da Abep é um controle maior, principalmente, sobre as pesquisas de mercado e de mídia, já que as intenções de voto são rigidamente regulamentadas pela Lei Eleitoral”.