Divulgação

A Accenture acaba de assinar acordo para aquisição da Insitum, empresa de design e pesquisa estratégica especializada em inovação por meio da abordagem humana.

Com o movimento, a Accenture Interactive expandirá sua presença em mercados latino-americanos de rápido crescimento, especialmente no México, sede da Insitum. Isso assegurará à Fjord presença na Argentina, Colômbia, México e Peru, e fortalecerá suas operações existentes no Brasil por meio da soma de talentos e capacidades inovadoras para acelerar o valor entregue aos clientes, conforme comunicado da empresa.

“Ter a Insitum se unindo à família Accenture Interactive na América Latina representa um novo e empolgante capítulo em nossa jornada para ser uma Agência de Experiência líder na região”, explicou Eduardo Bicudo, líder Latam da Accenture Interactive. “Com a Insitum, vamos impulsionar o alcance da Accenture Interactive na região e fortalecer a capacidade de design da Fjord, componente fundamental da nossa missão de entregar experiências melhores e mais significativas para as pessoas. Estamos muito entusiasmados com todas as possibilidades que podemos alcançar juntos”.

“Os problemas atuais não podem ser resolvidos com as soluções de ontem”, disse Baiju Shah, chief strategy officer da Accenture Interactive e co-líder global da Fjord. “Para enfrentar esses desafios, os clientes devem ser ágeis e combinar uma abordagem centrada no ser humano com uma estratégia liderada por análises para se manter à frente do ritmo de mudança e ambiguidade sem precedentes em que vivemos. Ao trazer o time da Insitum para a nossa família, continuaremos a expandir nossa atuação na América Latina, colocando o design no coração da inovação”.

A Insitum foi fundada em 2003 e reúne mais de 200 designers, pesquisadores e estrategistas distribuídos pela América Latina, Europa e Estados Unidos, com sede na Cidade do México e escritórios em Barcelona, Bogotá, Buenos Aires, Chicago, Lima e São Paulo. Suas equipes multidisciplinares incluem líderes em pesquisa, estratégia e design, que criam impacto positivo para pessoas e organizações, como Bancolombia, BBVA, Cemex, Grupo Bimbo, Roche e Uber. A Insitum também conta com uma rede sólida de parceiras outras em geografias. Assim, consegue atender clientes na África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

“Estamos convencidos de que o design é um ingrediente fundamental de inovação e uma ferramenta poderosa para tornar o mundo um lugar melhor ꟷ empresas verdadeiramente bem-sucedidas sabem como incorporar o design thinking em tudo o que fazem. Fazer parte da Accenture Interactive permitirá integrar nossa expertise em inovação estratégica às novas tecnologias e capacidades, o que amplia ainda mais o valor oferecido aos nossos clientes”, disse Luis Arnal, sócio e CEO da Insitum.

O acordo com a Insitum é mais uma das ações que a Accenture Interactive vem conduzindo para se fortalecer na América Latina, o que já incluiu a compra das agências de marketing AD.Dialeto e New Content, sediadas no Brasil.

Outras aquisições globais, segundo a empresa, fortaleceram a presença da Accenture Interactive na região, como a compra recente da agência de publicidade espanhola Shackleton, que possibilitou a chegada da empresa no Chile.

O anúncio de hoje segue outros movimentos estratégicos para a Fjord, como a inclusão de recursos de design industrial, que reforçam sua capacidade de trazer à vida produtos e serviços para o mundo conectado. Como parte da Accenture Interactive, a presença da Fjord quadruplicou, com 28 estúdios de design em todo o mundo, tornando-se uma das empresas de design mais avançadas do mundo.

A conclusão da aquisição está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a liberação antitruste. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.