Alê Oliveira

A Accor apresentou nesta terça-feira (12), em São Paulo, um balanço relativo ao ano de 2018 e, ainda, algumas das principais estratégias de marca para 2019. Patrick Mendes, presidente da Accor na América do Sul, destacou que o ano passado foi “atípico”.

A empresa registrou crescimento de 12,3% em volume de negócios na região. Além disso, o resultado líquido cresceu 22,8% comparado ao ano anterior. Os números, no entanto, ainda não ultrapassaram o saldo positivo anterior à crise econômica.

 “Acreditamos no Brasil como um mercado potencial. Tivemos crescimento acima dos 10% no primeiro trimestre e esperamos crescimento de 7% a 8% para 2019 em termos de receita no País. Estamos prevendo a abertura de 30 hotéis na América do Sul este ano, sendo quase dois terços no Brasil”, declara Mendes.

 A marca anunciou ainda quatro frentes de trabalho para 2019. O primeiro deles é o foco no mercado premium. Para isso, a Accor se separou em dois grupos: Accor Invest e Accor Hotéis, sendo a primeira responsável pela propriedade e a segunda pela operação dos hotéis. O intuito é reforçar o posicionamento nos nichos de luxury, lifestyle e premium. 

 Já o segundo tem a ver com a mudança de nome. A partir de agora, a Accor elimina o Hotéis de sua marca. A ideia do grupo é expandir os pontos de contato com seus clientes. 

O terceiro é a mudança do seu programa de fidelidade Le Club Accor para Accor Live Limitless (ALL). A plataforma de benefícios integrada, que entra em operação a partir de outubro, vai incluir prêmios, serviços e experiências em cerca de 30 marcas Accor no mundo. Os clientes, sejam hóspedes ou não, poderão acumular pontos ao utilizarem restaurantes, bares e casas noturnas parceiras. O ALL estará disponível por meio de website e aplicativo.

No Brasil, Multiplus, Gol, LATAM e Rock in Rio já anunciaram parceria com a Accor. Globalmente, a marca anunciou que vai patrocinar, por meio do ALL, o Paris Saint-Germain. Até 2022, os jogadores do clube francês contam com o logo do programa de benefícios em suas camisas.  

 Outra novidade é o lançamento da Tribe, mais uma marca de hotéis lifestyle do grupo. O objetivo da Accor é oferecer quartos menores, com ambientes comuns grandes, despojados e modernos. O grupo quer investir em design e na experiência do cliente, que poderá utilizar suas dependências não só para hospedagem, mas também para eventos, encontros e até mesmo como co-working.

A partir de agora, as ações de comunicação serão divididas em duas frentes. Para o público B2B a estratégia será voltada ao fortalecimento do nome Accor, agora sem o Hotéis como complemento. Já na frente B2C, o grupo deve trabalhar o ALL em vídeo, com o patrocínio do PSG e também ativações na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e no Rock in Rio.

“A estratégia é 80% em OLV para que, de fato, a gente aumente o awarness e possa garantir o entendimento das nossas marcas dentro desse desafio que é posicionar e reforçar o DNA de cada uma delas”, explica a vice-presidente de marketing para América do Sul, Roberta Vernaglia. Mundialmente as campanhas da Accor são assinadas pelo Grupo DAN e no Brasil, as campanhas são da Isobar.