Reprodução

Esta terça-feira, 16, é o último dia do Amazon Prime Day. O evento acontece simultaneamente em diversos países oferecendo descontos expressivos em produtos de toda a varejista. Pela primeira vez a liquidação teve a duração de 48h. As ofertas são exclusivas para assinantes do programa de fidelidade Prime, que dá acesso a frete grátis, descontos exclusivos e aos streamings da Amazon.

No Brasil o serviço ainda não está disponível, mas mesmo assim os consumidores podem aproveitar, nessa mesma data, a terceira edição do Amazon Day, que conta com descontos de até 60% e frete grátis para todo o país.  

A imensa movimentação da empresa vem gerando não apenas resultados de venda, mas gigantesca repercussão na imprensa e internet. O impacto foi ampliado ainda para outros canais além do varejo, já que a estratégia de divulgação da promoção contou com o ‘Prime Day Concert’, um mini festival de música realizado na última quarta, 10, com nomes do pop. Taylor Swift foi a atração principal do show, que contou ainda com performances de Dua Lipa, Sza e Becky G. A apresentação do evento ficou por conta da atriz Jane Lynch, e o público pôde acompanhar toda a programação pelo streaming da marca.

Reprodução

A forma como a empresa transformou sua liquidação anual em um grande case de entretenimento fez com que o evento se consolidasse de uma vez por todas como uma data tão forte quanto é a própria Black Friday.

Apesar de ter movimentado no último ano R$ 3,55 bilhões apenas no comércio eletrônico brasileiro, segundo dados do Ebit Nielsen, a Black Friday não é bem vista por parcela dos varejistas do país, que acredita que a data canibaliza as vendas de Natal. Há cerca de dois anos o setor chegou até mesmo a discutir uma possível mudança na realização do mês da grande liquidação, mas a ideia não foi pra frente.

Dessa forma, criar sua própria sazonalidade além das datas tradicionais do setor representa para as empresas varejistas uma manobra inteligente para gerar crescimento de resultados e engajamento com o público. Um dos principais players a adotar essa estratégia no país é a rede de supermercados Guanabara: com atuação focada no Rio de Janeiro, a marca ganha repercussão nacional e vira meme todos os anos com a já tradicional promoção do ‘Aniversário Guanabara’, que atrai milhares de consumidores e é fonte de histórias e imagens pra lá de inusitadas.