Os anos 2000 começavam quando o uruguaio Alejandro Suarez chegou ao Brasil. Desde então ele trabalhou na Nike como diretor financeiro (2000 a 2009), na McCann Worldgroup como diretor de planejamento financeiro para América Latina (2009 a 2011) e depois como Chief Financial Officer (CFO) da WMcCann. Agora ele inicia uma nova empreitada como CFO do Grupo Newcomm, holding das agências Y&R, VML, Red Fuse, Wunderman e Grey e da empresa Ação Premedia.

Divulgação

Cada uma tem identidade e particularidades em termos de estrutura física, colaborativa e de história com seus respectivos stakeholders. A missão de Suarez é otimizar os processos financeiros das seis empresas, respeitando as diferenças e aproveitando a comunicação.

“Sempre teremos algo a aprender um com outro. Todas se beneficiam de alguma forma da experiência da outra, o que complementa e fortalece. No cenário financeiro as regras são parecidas, mas sua aplicação deve ser adaptada a cada realidade para obter resultados”, comenta.

No anúncio da contratação, Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm, afirmou que o executivo reúne as competências necessárias para conduzir as operações financeiras das empresas do Grupo. “O Alejandro é um profissional supercompetente e experiente. Vamos contar com a liderança dele para o aprimoramento constante das nossas práticas, gerando cada vez mais valor para os nossos clientes.”

Suarez é formado em Ciências Contábeis pela Universidad de La República, no Uruguai, com pós-graduação em Marketing pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e MBA pela Universidade de São Paulo (USP). Ele lembra que culturalmente em qualquer atividade a área de finanças é considerada o departamento autoritário, onde tudo é questionado e cortado. Mas segundo ele isto tem mudado e o papel da área de finanças nas agências é agregar valor.

“Vai além de garantir a qualidade da informação, o controle e tudo relacionado a compliance. Finanças agrega valor quando apoia as áreas de negócios, apontando o melhor caminho para a eficiência do trabalho e entrega de resultados, se adaptando a cenários dinâmicos e objetivando o sucesso da relação agência e cliente.”

A área deve andar “lado a lado” com as transformações no mercado publicitário, incorporar  as nuances, observar os resultados e aprender diariamente. Além disso, é vital manter o olhar crítico para evitar armadilhas como usar sempre a mesma ‘receita de bolo do sucesso’. “O mercado se tornou super dinâmico. Precisamos pensar em todos os cenários possíveis com muito mais rapidez, construir e reconstruir estudos, analisar, trocar experiencias e estar sempre atento.”

Imerso na realidade brasileira há 17 anos, Suarez pode dizer que viveu o lado bom e ruim do mercado no país. De um lado, ele o classifica como “extremamente criativo”, em busca de inovação e bom volume de oportunidades, mas do outro critica o famoso ‘jeitinho brasileiro’. “O país está no rumo de uma maior consciência coletiva. Transparência e responsabilidade são demandas urgentes em todas as áreas e, acredito, isso está se fortalecendo.”