Alê Oliveira

É impossível estar sempre atualizado”]Não sei você, mas eu vou dormir todos os dias com a sensação de que algo muito importante me escapou naquele dia. É informação demais, o tempo todo. É impossível estar sempre atualizado. Isso acaba gerando uma ansiedade difícil de controlar. Este fenômeno tem nome: Fear of Missing Out ou simplesmente FoMO.

O termo foi cunhado há uns quatro anos, mas a sensação não é tão nova. Ninguém gosta de ficar de fora. Atualmente, porém, o volume de informação e a velocidade das novidades são tão grandes que fica impossível acompanhar. Some-se a isso a quantidade de eventos que acontecem todos os dias. Só em São Paulo, estima-se que acontecem mais de dez eventos por dia. E mesmo naqueles eventos que você consegue participar, o volume de informação simultânea é tão grande que fica aquela sensação de perda.

Um bom exemplo é o Cannes Lions Festival e seus mais de 100 módulos de conteúdo. Por mais que você se desdobre para estar presente nas principais palestras e seminários, sempre ficará algo para trás. Mas é a quantidade de informação existente que mais incomoda. Numa palestra recente, ouvi que se toda informação existente fosse colocada em livros, empilhados, esse volume ocuparia um espaço equivalente a dez vezes a distância entre a Terra e Plutão.

Por outro lado, com a ampliação e o barateamento de acesso a dados, surgem ferramentas cada vez mais sofisticadas que permitem a manipulação de terabytes em praticamente tempo real. Hoje, não existe rodinha de marketing em que não surja o termo Big Data. Mas, entre o input da informação e o output da comunicação, existe um mar de complexidade. Até porque a informação de ontem às vezes já não vale mais hoje.

Na semana passada, a Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) e o Sinapro-RJ (Sindicato das Agências de Propaganda – Rio de Janeiro) realizaram o Design Thinking Day – Propaganda. O evento foi o primeiro de uma série que envolverá outros Estados do Brasil ao longo de 2015 visando repensar a propaganda e o modelo de atuação das agências. O evento reuniu 24 publicitários, dentre eles, as principais lideranças cariocas do segmento. Boas ideias surgiram, mas o que mais se destacou foi a oportunidade de estarem todos juntos, discutindo seus negócios de forma intensa e organizada.

A sensação reinante é que situações como aquela deveriam se repetir mais vezes. Tanto que, ali mesmo, foi tomada a decisão de se criar o grupo Publicitários Cariocas. A ideia é provocar mais interações virtuais, por intermédio do grupo em rede social, e, principalmente, presencial. “Precisamos nos reunir assim pelo menos uma vez por mês”, disse um deles, prontamente apoiado por todos.

Mas na semana seguinte vem a dura rotina de matar um leão por dia e correr atrás de negócios cada vez mais escassos. E aí o encontro tão desejado acaba adiado e vem a sensação de estar perdendo algo importante para a categoria e para o seu próprio negócio. Espero que isso não aconteça, mas a chance de ocorrer é muito grande. Como lidar com isso?

Eu não tenho a fórmula, mas tenho tomado algumas atitudes que têm me ajudado a minimizar o meu FoMO particular, as quais divido agora com você:

1. Reserve um momento do dia só para pensar e se planejar. Sabemos como é: a gente acorda já pilhado, preocupado com as tarefas do dia e mergulha no trabalho instintivamente. Se conseguirmos uma hora de reflexão e planejamento por dia, de preferência logo de manhã, isso pode fazer boa diferença;

2. Anote tudo. Quantas vezes você se depara com algo novo, seja na internet ou num evento, e deixa aquela informação escapar. Uma boa dica é anotar imediatamente no bloco de notas do seu celular. E, logicamente, adquirir o hábito de checar suas anotações sistematicamente – talvez naquela hora matinal de reflexão e planejamento;

3. Conte com curadores confiáveis. Há diversos mecanismos de curadoria, seja formal ou informal. Este jornal, por exemplo, funciona como um curador de conteúdo. Todas as semanas, o propmark seleciona o que considera mais relevante para levar a você. Eu assino algumas newsletters ou acompanho blogs que cumprem também esse papel. Citando alguns: Update ou die!, Trendwatching, Springwise e CMO Council;

4. Participe! Não deixe passar a oportunidade de participar de discussões importantes para o seu negócio. Sabemos como é difícil arrumar tempo para isso. Mas, acredite, a sensação de perda depois é pior.

 Bem, espero que essas dicas diminuam seu FoMO.

*Superintendente da Fenapro e VP da Ampro