Quem consegue imaginar um dia sem as redes sociais? Elas estão tão inseridas no dia a dia das pessoas que seria um tiro no pé para qualquer marca ignorar sua existência. Na Black Friday, isso não é diferente. Desde seu lançamento no Brasil em 2010, a promoção só viu seus números crescerem, tanto os de faturamento quanto os de acesso mobile, por exemplo.

Ficar de fora desta data é dar um tiro no pé das vendas. A concorrência até pode ser grande, mas com a estratégia certa fica muito mais fácil para a sua marca arrasar na Black Friday. Conheça 10 dicas para melhorar o seu rendimento para este dia.

1. Tenha certeza que seu site ou app está preparado para o clientes mobile

O mobile é a forma que mais de 50% dos consumidores acessa as ofertas da Black Friday, afinal, as pessoas querem a mobilidade e a praticidade de comprar a qualquer hora e em qualquer lugar. É fundamental ter um site responsivo, ou seja, uma página que se adapta aos diferentes dispositivos utilizados pelas pessoas.

Na semana da Black Friday, o download de aplicativos de compras aumenta 233%. Então tenha certeza que seu app está preparado para atender todos esses novos usuários. Ele deve ser fácil de baixar e simples de usar!

2. Ofereça uma experiência Omnichannel

Na hora de se relacionar com uma marca, as pessoas esperam uma experiência agradável em todos os pontos de contato, seja no site oficial, nas redes sociais ou na loja física. Mais de 75% dos compradores americanos usam três ou mais canais para descobrir novos produtos em datas comemorativas, de acordo com o Google. Ainda que o peso do digital seja enorme na Black Friday, concentrar todos os seus esforços apenas no seu site não é uma opção.

Por conta das novas ferramentas de compras no Instagram e no Facebook, os usuários encontrarão muitas das promoções da Black Friday no próprio feed. Lembre-se que os clientes irão escolher a forma que melhor funciona para eles, seja online ou offline, e é sua obrigação oferecer a mesma qualidade de experiência em todas elas.

3. Simplifique o processo de compra

Ninguém gosta de sites complicados, ainda mais em dia de promoção. O receio com relação à tecnologia é um dos motivos que afasta as pessoas da Black Friday. Fazer com que as etapas de compra sejam mais simples, portanto, não vai ajudar só os consumidores, a sua marca também vai sair ganhando com isso.

4. Aposte no vídeo

Vídeos são o tipo de conteúdo que mais dá retorno nas redes sociais. No Facebook, esse tipo de postagem tem um alcance orgânico 135% maior do que fotos. No Twitter, vídeos tem seis vezes mais chance de serem retweetados. Já no Instagram, 400 milhões de pessoas assistem stories todos os dias.

Em datas comemorativas, esse alcance é ainda mais potencializado: segundo o Google, dois terços dos compradores se inspiraram a fazer compras depois de assistirem a vídeos, e mais de 90% descobriu produtos e marcas pelo YouTube. Pense de que maneira os vídeos podem se encaixar no seu segmento e não deixe sua marca fora dessa!

5. Use hashtags

Use hashtags na hora de postar nas redes sociais. Sejam aquelas mais populares, como #BlackFriday, ou as mais específicas, como uma própria da sua marca, o importante é usá-las. Abuse desse recurso para chamar a atenção das pessoas que estão procurando alguma coisa em especial (um produto ou uma peça de roupa, por exemplo). Com elas, há mais chances de os usuários encontrarem os produtos que estão procurando e acabarem na sua página de compra.

6. Prepare sua equipe

Durante as datas comemorativas, a comunicação entre marcas e consumidores aumenta exponencialmente. Não seja pego no susto e tenha certeza de que o seu time está preparado para a Black Friday e os dias seguintes à promoção.

7. Ofereça frete grátis

Sabia que 23% das pessoas que não participam da Black Friday aponta como motivo o frete do produto? Eliminando essa taxa, sua marca certamente atrairá mais compradores. Não se esqueça que a experiência omnichannel é uma demanda real dos consumidores.

Outra opção é a possibilidade de retirar o produto na loja física, o que não é ideal, mas funciona como alternativa de entrega. Se a sua empresa tem um local em que as mercadorias podem ser entregues diretamente aos clientes, não deixe de considerar essa opção.

8. Escolha os produtos certos

Na hora de planejar a estratégia da sua marca, leve em conta o que é mais comentado nas redes sociais. Com uma ferramenta de monitoramento, sua marca consegue saber quais são os produtos queridinhos dos usuários e, consequentemente, aqueles cujo desconto é mais aguardado. Considere fazer ads segmentados das mercadorias mais comentadas.

9. Use influenciadores

O número de agências focadas em marketing de influenciadores mais do que dobraram nos últimos dois anos. Trabalhar com influencers digitais pode dar um empurrãozinho na sua marca, principalmente se a sua empresa optar por um micro influenciador. É verdade que eles têm menos seguidores do que as grandes celebridades da internet, mas sua comunidade é nichada e, portanto, muito mais engajada.

Encontre os micro influenciadores do seu segmento e crie ações para a  Black Friday. Isso pode ajudar a sua marca a conquistar a autenticidade e o lado humano que estão sendo tão valorizados pelos consumidores atualmente.

10. Trabalhe com dados

Grandes empresas usam o small data a seu favor, e a sua marca deveria fazer o mesmo. O resultado de um monitoramento de redes sociais, por exemplo, ajuda na hora de entender seu público (gênero, idade, localização, preferências). Com as informações certas em mãos, fica mais fácil entregar justamente o que seus consumidores esperam.

Marina dos Anjos é jornalista e gerente de marketing da Scup