O Bradesco é, novamente, a marca mais valiosa entre as 150 avaliadas pela Brand Finance, que, pela primeira vez, incluiu representantes da América Latina no levantamento. O banco, que também ocupou a primeira posição no ano passado, possui marca avaliada em R$ 31.888 milhões. Em segundo e terceiro lugar vêm Itaú e Banco do Brasil, com R$ 26.765 milhões e R$ 14.762 milhões, respectivamente.

O resultado do levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (19), em São Paulo, , pelo ceo da Brand Finance para América Latina, Gilson Nunes. Entre os principais critérios levados em consideração para o resultado final, o executivo destacou a qualidade do produto ou serviço oferecido, levando-se em conta o pós-venda, bem como a determinação das receitas estimadas (com projeção de cinco anos) e avaliação da força da marca. Mais de 16 mil consumidores integram a amostragem de pesquisa.

Luiz Lara, presidente da Lew’LaraTBWA e da Abap (Associação das Agências de Publicidade), analisou o novo cenário da gestão de marcas, agora totalmente ligado ao público. “A comunicação hoje deve ser feita de dentro para fora. Ela nasce de uma verdade pregada dentro da empresa. Aquilo que é colocado na TV, nos rádios e nos jornais imediatamente reverbera na rede. É preciso estimular a conversa com o consumidor – e a partir do momento em que ele conversa com a marca, ela se torna uma pessoa”, declarou. “Hoje não há como criar na TV uma verdade que não é praticada na empresa; caso contrário, essa mentira bomba nas redes sociais”, concluiu Lara.

A nova forma de comunicação também foi frisada por Pedro Tavares, ceo da Brand Finance Iberia (Espanha e Portugal), que dedicou sua apresentação ao estudo da marca país, representada pelos cases da África do Sul, que, desde o encerramento da Copa do Mundo, tenta manter o padrão conquistado por conta do megaevento; e do Chile, que tem a produção de vinho como maior representante do país.

Lembrando a chegada iminente dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo ao Brasil, ele defendeu o desenvolvimento de uma responsabilidade nacional, que envolve todos os setores da sociedade — educação, saúde, transporte e turismo, entre outros — e vai muito além da simples criação de um logo ou do grande investimento em divulgação. Segundo Tavares, essa é a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios que eventos desse porte podem gerar.

Confira abaixo a lista das dez marcas mais valiosas do Brasil e América Latina em 2012, segundo o Brand Finance:

Bradesco (BR) – R$ 31.888 milhões
Itaú (BR) – R$ 26.765 milhões
Banco do Brasil (BR) – R$ 14.762 milhões
Claro (México) – R$ 11.626 milhões
Santander (BR) – R$ 11.400 milhões
Petrobras (BR) – R$ 11.198 milhões
Walmart (BR) – R$ 9.447 milhões
Vivo (BR) – R$ 8.771 milhões
Vale (BR) – R$ 8.011 milhões
Fiat (BR) – R$ 7.937 milhões