Brasil terá um smartphone por habitante até o final de 2017

Pesquisa da FGV-SP aponta 208 milhões de aparelhos no país; venda de computadores é menor

iStock/Filadendron

Os brasileiros terão um smartphone por habitante até o final de 2017. Os dados são da 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV –SP). A população brasileira, que soma 207,8 milhões, vai ter, até outubro, 208 milhões de aparelhos.

Os computadores, que incluem desktops, notebooks e tablets, também aparecem na pesquisa pertencendo, em maio de 2017, a 80% da população, com uma média de quatro computadores para cada cinco habitantes. A previsão é que até 2022 cada habitante tenha um computador. Entretanto, a venda desse dispositivo continua caindo. Para 2017, a estimativa é que o número continue em 12 milhões, o mesmo de 2016, que já havia caído 15%.

Nessa velocidade, até 2019, serão dois dispositivos conectáveis a internet por habitante, incluindo a soma total de smartphones e computadores, que atualmente é de 280 milhões. Quanto mais jovens os usuários, mais o comportamento está voltado para o uso e compra de smartphones.

Na análise de TI, a pesquisa apurou que, apesar da economia estar em recessão e com a redução no número de vendas, os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) continuam estáveis em 7,6% da receita das empresas nos últimos três anos. O custo anual por usuário (que é calculado com os gastos e investimentos em TI do ano dividido pelo número de usuários) continua crescendo e atingiu R$ 35 mil.

Os Sistemas Integrados de Gestão da TOTVS, SAP e Oracle detêm 81% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores e SAP nas maiores. A Inteligência Analítica (BI) é responsável por boa parte do lucro dos fabricantes: SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, IBM, e Qlik, que, nesta ordem, são líderes com 92% do mercado.

A pesquisa também investigou os navegadores e correios eletrônicos mais usados pelas empresas no Brasil. Cerca de 80% usam navegador Microsoft, 14% Google Chrome e 5% Mozilla FireFox. Nos emails, 74% também estão com Microsoft, 12% com Gmail, 6% Lotus e 5% Linux xMail.

 

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