Campanha com Bettina, da Empiricus, vira meme nas redes sociais

Nome da jovem esteve durante todo o dia nos trending topics do Twitter; empresa vê machismo nos comentários

Reprodução YouTube

Uma campanha digital da Empiricus, publicadora de conteúdos financeiros, viralizou nesta sexta-feira (15). O vídeo em que Bettina Rudolph, da equipe publicitária  da empresa fala: "Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e um milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado” foi alvo de diversas piadas e críticas nas redes sociais.

As hashtags Bettina e Betina viralizaram porque alguns internautas já estavam saturados de ver o vídeo por todos os lados. Até mesmo o Twitter do Globo Rural entrou na brincadeira.





“É preciso entender como funciona a cabeça da Empiricus nas suas mais variadas instâncias, que é por meio da convexidade. A gente não pensa em um target para uma campanha. Você testa várias e uma delas vai bem e aí continua impulsionando até o infinito se for bem. É um processo de tentativa e erro. E foi exatamente o que aconteceu agora”, comenta Felipe Miranda, CEO da empresa, que se apresenta como uma plataforma de conteúdo para investidores.

Segundo informações da Empiricus, o trabalho é feito internamente. Não há agência nenhuma por trás dos filmes.

Durante o dia, no entanto, alguns dos comentários foram além das brincadeiras com o fato da moça estar por todos os lados e davam a entender que Bettina havia conseguido sua fortuna por meio de herança ou por ter um namorado rico e não por sua capacidade.

A Empiricus respondeu às provocações com um teaser onde Bettina aparece séria com flashes dos tweets. Miranda afirmou que ela “trabalha no nosso time de copywriters, possui um talento natural para gravar vídeos e é a segunda pessoa a chegar na Empiricus todos os dias — eu sou o primeiro. Como estuda e pratica finanças desde muito nova, ela também dá suas contribuições para o time de especialistas de investimento — nós a recebemos prazerosamente."

Miranda reforçou ainda que a história da moça é verdadeira e disse que não está surpreso com os comentários machistas que surgiram sobre o tema. “Estaríamos mentindo se disséssemos que estamos. A gente sabe o quanto há preconceito nesse mercado, que ainda é dominado por altos índices de testosterona. Sabemos historicamente dos problemas que deram com investidoras desde o começo da bolsa e você vê a descrença das pessoas na capacidade de uma mulher. É uma atrocidade duvidar da Bettina porque ela é bonita. Mas a nossa reposta é incentivar a participação feminina nesse mercado”, afirmou.

Na tarde dessa sexta-feira (15), a empresa deve soltar um vídeo contando a história de Bettina e como ela conquistou este patrimônio.

No vídeo original, Bettina afirma ainda que começou a investir aos 19 anos e que não foi sorte, não herdou uma bolada e nem ganhou na loteria. No entanto,  ela diz que três anos depois tem mais de um milhão. "Simples assim", comenta. A fala da moça virou piada também por conta de relativizar o fato de acumular todo esse patrimônio.

E você, o que achou da campanha da Empiricus?

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações