A Skol revelou nesta sexta-feira (19) sua estratégia de comunicação para o Carnaval 2018, quando terá presença em mais de 30 cidades.  A marca estará em cerca de 300 festas, trios e blocos patrocinados em todo país, e mais de 24 mil ambulantes serão credenciados. 

Em linhas gerais, a cervejaria pretende ter uma comunicação com mais capilaridade, atingindo mais praças e de maneira personalizada. A estratégia acompanha uma tendência de que as pessoas têm preferido ficar em suas cidades, ao invés de viajar. “Pegamos insights regionais poderosos e transformamos em campanhas, em realidade.  Nas ativações, estaremos mais espalhados, democráticos” , resume Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Skol. Praças como Porto Alegre, que estavam fora do roteiro para as grandes marcas, passam a ter atenção mais especial.

A Skol será a cerveja oficial dos carnavais de rua de São Paulo, Salvador, Recife, Olinda, Belo Horizonte e Porto Alegre. Lança ainda uma campanha com filme nacional, sob o conceito “Tá Redondo, Tá Junto”, que reflete a ideia de arredondar o papo, a vida e os comentários, juntando maior número de pessoas na estação mais divertida do ano. Haverá ainda, pela primeira vez no Carnaval da marca, três filmes regionais para Salvador, Recife e Porto Alegre. 

Outra estratégia é a união a youtubers como Jout Jout, Maíra Medeiros, Tia Má, Muro Pequeno, Lorelay Fox, Hel Mother, Ana Maria Brógui e Manual do Homem Moderno para “mostrar como ideias antigas sobre estereótipos, xaveco e fantasias descem quadrado e só afastam a galera da diversão. O que junta é ser quem se quiser, é respeitar o outro e abrir a cabeça numa folia mais redonda e divertida”.

Carnaval de rua

Em São Paulo, Skol será, pelo segundo ano consecutivo, a cerveja oficial do carnaval de rua. Além da parceria com a Prefeitura, a cerveja patrocinará diretamente mais de 50 blocos. Em parceria com a Dream Factory – empresa responsável pela organização da festa – Skol abrirá credenciamento para 10 mil ambulantes, três mil a mais que em 2017.

Uma das novidades, adianta Maria Fernanda de Albuquerque, é uma casa que promete “arredondar o quadrado”. Atração prevista para o local, uma montanha russa vai quebrar o trânsito no meio. Outras coisas “quadradas” de São Paulo também serão arredondadas. Para o stress da capital paulista, haverá ações para deixar as pessoas mais tranquilas. Outro estereótipo, a cidade da garoa, ocasionará em uma ação que “vai fazer chover”. 

Divulgação

Veja iniciativas para outras cidades:

Ribeirão  Preto: junto com o Bloco Califórnia, a cerveja será responsável pelo pré-Carnaval e por levar os Blocos do Rio e São Paulo para a cidade

Salvador: a grande novidade é a Casa Skol, um camarote que permite a quem está do lado de fora acompanhar as apresentações dos artistas. Na cidade, a marca apoia mais de 100 eventos, além de patrocinar 80 trios sem corda, blocos e quatro camarotes.

Recife e Olinda: as cidades receberão o maior investimento já feito na região. Serão cerca de 30 prévias patrocinadas e, ao todo, durante todo o verão mais de 70 eventos assinados pela cervejaria, contando com 1000 ambulantes treinados e credenciados. Para homenagear o Galo da Madrugada, que comemora 40 anos, 10 galos assinados por cinco artistas plásticos pernambucanos foram espalhados a partir de 15 de janeiro por Recife em homenagem ao bloco. A cervejaria apreenta ainda o “Abre Alas”, com ensaios do Galo abertos ao público.

Belo Horizonte: a atração será a “Skol Cachu”, uma cachoeira de 12 metros para refrescar os filiões. A iniciativa brinca com a tradição da população da capital de ir para o interior, atrás das cachoeiras. Para que a água seja liberada, pelo menos 20 pessoas precisam se juntar embaixo da cascata.