De olho na Cabeleira do Zezé (será que ele é?), quatro grandes cervejarias, além de marcas de outros segmentos, como o banco Itaú, por exemplo, aproveitam o Carnaval de rua dos principais mercados e fazem a festa. Este ano, a folia nas ruas de São Paulo será patrocinada pela Amstel, da Heineken. Já no Rio de Janeiro, a marca dos blocos será Antarctica. Em Olinda, a Skol cai na folia. A Schin é a patrocinadora do Carnaval de rua de Salvador.

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Na capital paulista, esta é a primeira vez que uma marca de cerveja patrocina o Carnaval de rua. A expectativa é que a Amstel, que estará presente em todas as ações carnavalescas nas ruas, impacte aproximadamente 2 milhões de pessoas que vão acompanhar os mais de 350 blocos cadastrados para desfilar pela cidade e terão acesso à cerveja por meio de vendedores ambulantes credenciados pela Prefeitura.

O conceito da campanha que divulga a presença da cerveja na festa é Fica, Vai Ter Amstel, convidando os foliões a ficarem na cidade neste ano. A iniciativa pretende propagar a hashtag #esseanoficoemsp, que vai ter ações focadas nas redes sociais e comunicações espalhadas pelas ruas da cidade, com presença forte no Centro e na Vila Madalena, onde estão concentrados os blocos carnavalescos da capital paulista. A Amstel ainda investe em toda a infraestrutura do evento, garantindo a instalação de banheiros químicos, sinalização, grades e proteções a monumentos e bens.

Para a Antarctica, que patrocina o Carnaval de rua carioca há sete anos, este é um dos momentos mais importantes para a marca. Em 2016, a exemplo de edições anteriores, a marca investirá em infraestrutura, limpeza e segurança para que o público curta a festa na “Boa”. Ao todo, a cerveja patrocina aproximadamente 300 blocos de rua em todo o estado e lança a Marchinha da Boa, programada para ser veiculada nas principais rádios cariocas.

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Com campanha assinada pela AlmapBBDO, a Antarctica propõe aos foliões se desconectarem do mundo online. “A gente quer estar conectado quando precisa, mas quando não tem necessidade, nada melhor que compartilhar uma boa gelada com os amigos na vida real”, defende a diretora de marketing da marca, Maria Fernanda de Albuquerque. A AlmapBBDO foi a responsável também pela criação de latas comemorativas, produzidas especialmente para o Carnaval. São três artes diferentes, inspiradas nas fantasias tradicionais dos bloquinhos cariocas que, na hora do brinde, se conectam.

Em Olinda, o Carnaval mais famoso de Pernambuco, a cerveja exclusiva da festa será a Skol, que divide a preferência do público no quesito bebida com a cachaça Pitú, também patrocinadora do evento. Com isso, as marcas têm exclusividade nos camarotes de importantes blocos, como o Galo da Madrugada.

Até o fechamento deste texto, a Skol não havia divulgado detalhes das ações para a festa. Já a Pitú colocou em circulação no comércio de toda a região Nordeste 6 milhões de latinhas de 350 ml da cachaça com layout especial de Carnaval. A ilustração foi inspirada na alegria dos músicos das tradicionais orquestras de frevo, com notas musicais, partituras e instrumentos de metal. A criação é da agência Extra Comunicação.
A Schin é a patrocinadora do Carnaval de Salvador. A marca está nos dois circuitos da cidade – Barra-Ondina e Campo Grande – e tem fortalecido sua presença a cada ano, de acordo com Márcio Avolio, gerente de marketing da Schin.

“Estaremos presentes em boa parte dos lugares em que serão realizadas as festas de Carnaval. Estaremos nos camarotes, na pipoca e nos dois circuitos”, conta o executivo. “Também vamos estar em alguns blocos, como o de Ivete Sangalo”, complementa. A marca também terá distribuição de brindes nos circuitos.
Além disso, a Schin quer marcar presença não apenas na folia propriamente dita. A estratégia da marca também contempla outros lugares. “Patrocinamos os ensaios dos blocos, além de fazermos algumas ativações no aeroporto. Também vamos fazer homenagens a alguns monumentos da cidade, como o Pelourinho”, conta.

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Outra marca que aposta bastante no Carnaval de Salvador é o Itaú. Mas de uma forma diferente das demais. Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais e governamentais do Itaú-Unibanco, conta que a marca participa da festa há oito anos. “Temos ações que vão além do Carnaval”, conta.
A mudança na estratégia da marca ocorreu depois de uma reunião com a Prefeitura de Salvador. O objetivo foi ir além da folia. “Na área de cultura, o principal teatro de Salvador foi adotado pelo Itaú. Além disso, nós reformamos a Praça Castro Alves”, afirma a executiva.

Especialmente para o período da popular festa pagã, o banco criou a Vila Infantil Itaú, que é um espaço dedicado às crianças, com shows infantis e atividades esportivas. Neste ano, o projeto será realizado em oito bairros de Salvador.