Anúncio da Gallo que foi julgado pelo Conar; peça foi chamada de racista

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) confirmou o pedido de modificação no anúncio da AlmapBBDO para a Gallo, divulgando a versão do produto com vidros escurecidos. O órgão regulador também decidiu recomendar a suspensão da campanha da Apas (Associação Paulista de Supermercados) contra o uso de sacolas plásticas.

O polêmico anúncio da marca de azeites tinha como slogan “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança”, que foi denunciado como racista. Segundo a AlmapBBDO, o Conar não achou que a peça era racista, mas sim que poderia “dar margem a outras interpretações”. A agência adicionou que não pretende voltar a veicular o trabalho, que foi à mídia em 2011.

Já o caso da campanha contra as sacolas foi caracterizado como “propaganda enganosa” pela Plastivida, companhia que denunciou a Apas. O Conar votou pela recomendação de suspensão imediata da estratégia de divulgação, por unanimidade.