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Há tempos que não víamos semanas tão movimentadas para as agências de propaganda como tem sido este primeiro trimestre do ano, que se encerra em duas semanas. Apesar do reflexo da crise de 2016, várias agências começaram 2017 ganhando contas novas, saiu o resultado de diferentes concorrências e – há muitas em andamento ainda –, e teve até abertura de agência (isso mesmo).

Só esta semana, a DM9DDB divulgou a conquista da conta institucional da Ambev, a Salve Tribal Worldwide a conta de performance do Santander, a Full Jazz a vitória na concorrência pela conta institucional da Serasa Experian e a Zoégas anunciou a abertura de uma nova agência, a Maeztri, para ativação comercial, conteúdo e digital. E não foi só isso. A Azul Linhas Aéreas deixou a carteira de clientes da Y&R e agora o anunciante está avaliando agências para definir o seu novo fornecedor de publicidade.

Além disso, a Nextel definiu agências finalistas do seu processo de concorrência, em que estão Crispin Porter + Boguski, Salve Tribal, Wieden+Kennedy e F/Nazca Saatchi & Saatchi. Na semana passada, a F/Nazca também ganhou a conta da Shell, que saiu da J. Walter Thompson. Os jornais do trade (bem como as versões online) e os veículos da grande imprensa exibiram anúncios de algumas dessas conquistas, como foi o caso das peças da F/Nazca, Salve Tribal e DM9DDB.

Mas a movimentação não parou por aí. Nesta terça-feira (14), o Banco do Brasil recebeu propostas de 14 agências para a disputa de uma verba anual de R$ 500 milhões. São elas: nova/sb, Calia, Artplan, NBS/PPR, Fields, Multi Solution Dentsu, Lew’LaraTBWA, J. Walter Thompson, Master, Lua Propaganda, Agnelo Pacheco, Heads e a Z+. E na quinta (16), a Proximity venceu a concorrência da Volkswagen de CRM (Customer Relationship Management). A vencedora do processo é uma marca do grupo americano Omnicom e que foi representada na avaliação pela AlmapBBDO, da mesma holding.

Outros destaques de movimentação de contas nas últimas semanas foram a saída da construtora Even da mcgarrybowen para a Crispin Porter + Boguski, cuja verba gira em torno de R$ 10 milhões, e a conquista da conta de CRM da SKY pela Mirum, agência digital do WPP. 

Em fevereiro, o mês foi praticamente tão movimentado quanto março. Foi quando saiu o resultado de uma das concorrências mais aguardadas pelo mercado publicitário, a da conta do Bradesco, que acabou sendo dividida entre Publicis e Leo Burnett Tailor Made. As vencedoras também fizeram “barulho” na mídia com anúncios. Na esteira, a AlmapBBDO garantiu a manutenção da conta da Bradesco Seguros. E a WMcCann, que perdeu Bradesco, por outro lado, ganhou contas menores, mas que chegam para reforçar o seu portfólio: Dell Valle e as novas contas de Yoki e Nescafé Dolce Gusto. Teve também a troca do CCAA, que deixou a NBS (onde estava há oito anos) por conflito comercial e escolheu a Ogilvy como nova agência.

Também em fevereiro, o mercado foi surpreendido pela decisão de Nizan Guanaes, fundador do ABC, de voltar ao comando da DM9DDB, depois de anos mais ligado às atividades da Africa, que também pertence ao ABC/Omnicom Group. Um dos mais conhecidos publicitários brasileiros, Nizan agitou o mercado com o anúncio, fez vídeo no Facebook Live, festa na DM9 e prometeu “chacoalhar” a agência. Ao que tudo indica, vai conseguir, a começar pela conquista da conta da Ambev em menos de um mês de trabalho. “Tenho certeza que ele vai levantar a DM9. O baiano chegou ‘chegando’”, disse uma fonte do PROPMARK.

Com tanta movimentação, a expectativa é que o próximo trimestre também seja aquecido. Há vários resultados de concorrências para sair, como da Petrobras, Secom, Banco do Brasil e Nextel, por exemplo. E a informação é de que novas concorrências serão abertas em breve. É aguardar!