Alê Oliveira

A Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) divulgou, nesta terça (23), durante o Whext, uma pesquisa sobre o impacto dos prazos de pagamento no setor. De acordo com o estudo, os maiores desafios da publicidade audiovisual são condições de pagamento (72%), atraso no pagamento (51%) e demandas do cliente (42%). A pesquisa também mostrou que 61% das empresas ouvidas já recusaram trabalho devido às condições de pagamento.

De acordo com a pesquisa, a maioria das produtoras recebe com prazos maiores que 45 dias e esse prazo para recebimento aumentou nos ultimos anos, segundo 71% dos entrevistados.

O maior efeito prejudiacial provocado por longo prazo no pagamento, de acordo com os respondentes, é a necessidade de financiar os custos da produção (62%).

As agências abordadas no estudo informaam que a principal razão para aumentar o prazo de pagamento é melhorar o fluxo de caixa (17%). Para as agências, o maior desafio do mercado é o prazo curto para execução do trabalho (31%).

“Muitos clientes areasam os pagamentos de forma constante como prática de fluxo de caixa, onerando e penalizando a produtora”, explica Paulo Schmidt, presidente da Apro, que apresentou o estudo. 

O estudo foi realizado entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, com 100 dirigentes de produtoras e 100 contratantes de agências de publicidade.