Há cerca de três anos, a Globosat repensou seu posicionamento em função da forma que definiu para se relacionar com o seu consumidor final. Com a implantação do conceito Conectados pela emoção a ideia era deixar de lado 

o formato de fábrica de canais de TV por assinatura. Agora, com o lançamento da plataforma Gente – uma conexão Globosat, ganha nova etapa com estudos sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Os conteúdos ficarão disponíveis gratuitamente e sem logins a partir do próximo sábado (19) no site www.globosat.com.br/gente após o lançamento do projeto no Festival Path, em São Paulo. O plano é ajudar na construção de planejamentos estratégicos.

Os primeiros cinco estudos contemplam esporte, comportamentos emergentes, expoentes culturais, o que está além do gênero e gerações sem idade. Ao todo, serão dez análises completas, sempre com base na multiplicidade cultural dos brasileiros. Segundo Manuel Falcão, diretor de marketing da Globosat, não se trata de um mecanismo para a venda de publicidade, mas uma maneira de compreender as pessoas e traduzir suas formas de pensar.

 

“Saber conversar com pessoas é muito importante”, resume Falcão. “O interesse é compartilhar nosso conhecimento para gerar insights não só para o mercado, mas também para o usuário. Temos várias pesquisas e muitos dados. Estamos em processo de implantação de um data lake, que ainda não está no Gente, mas que vai reunir e cruzar as fotografias colhidas pelo Grupo Globo. Abrir os dados é essencial para o futuro e a sobrevivência de qualquer empresa”, ele acrescentou.

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Na era das redes sociais, gente é para brilhar e para compartilhar. O conhecimento acumulado não é mais restrito. “O relacionamento B2B ou B2C mudou para B2P, de people, de gente. Conhecemos bem o povo brasileiro e essa massa é a nossa primeira janela. Gente modela o mundo. Quando compartilhamos ajudamos a gerar melhores produtos porque realizamos pesquisas e organizamos informações de várias fontes, internas e externas. O interesse não é meramente comercial; não esperamos nada de volta. Claro que o conhecimento sobre gerações e comportamentos pode ajudar agências e anunciantes, mas o propósito real é compartilhar. Se ajudarmos na formulação de projetos, vai ser ótimo”, diz Falcão.

Gente, nas palavras de Falcão, é uma curadoria de conteúdos acumulados, mas com olhar renovado. De posse desses dados, a formulação de produtos editoriais e comerciais sob medida ficará mais fácil. “Não sabemos como será o futuro da plataforma. São vários estudos em andamento e vão ajudar os nossos parceiros. O que sabemos é que, a partir das pessoas que estão por trás dos estudos, conseguiremos compreender melhor o mundo e o que vai moldar o futuro”, afirma Falcão.

Todo conteúdo, de acordo com o diretor de marketing da Globosat, “será apresentado com soluções interativas que vão auxiliar não somente na compreensão, mas também na disseminação dele. A estética já mostra que a experiência de navegação é fácil e orgânica e traz o principal: informação em artigos, vídeos, infográficos, podcasts, listas, newsletters e apresentações que podem ser baixadas como PDF. E um dado importante: a configuração do site já entra para leitura acessível não somente para desktops, mas também em versão mobile”.

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