O jovem será o foco do Criança Esperança deste ano. A campanha traz como mote a pergunta “Como vai você, jovem brasileiro?”. Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, falou que está no DNA do Criança Esperança uma renovação constante. “E, por isso, neste ano, colocamos no centro desta discussão o jovem, que é a maioria da nossa pirâmide etária e também as principais vítimas da exclusão social, dos sérios problemas que ainda temos no sistema educacional, do racismo, do desemprego e da violência”, diz.

Globo/Ramón Vasconcelos/ Divulgação

Ainda de acordo com ela, o papel do Criança Esperança não é apenas arrecadar, mas principalmente chamar a atenção para questões sociais. “Além disso, o jovem cada vez mais assume um papel central na mobilização e na luta por transformação social. Nada mais coerente, portanto, que convidá-los a assumir o protagonismo este ano”, afirma Beatriz.

Também foram apresentados os filmes institucionais da edição deste ano do Criança Esperança, no qual os mobilizadores convidam as pessoas a participar da campanha. As atrizes Dira Paes e Leandra Leal, o ator Lázaro Ramos, e o apresentador e ex-judoca Flavio Canto reforçaram, durante a apresentação, sobre a importância de transformar o presente das crianças para que elas mesmas tenham condições de transformar o seu próprio futuro.  

Os valores para as doações vão de R$ 7 a R$ 40 e todo dinheiro arrecadado será destinado a 62 instituições que foram selecionadas via edital feito pela Unesco.

Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da área programática da Unesco, explicou como é feito esse edital. “O processo seletivo das instituições é feito por um edital público e transparente. Por meio dele, podemos levar recursos do Criança Esperança para lugares distantes, pequenos, que precisam muito de apoio. E é uma grande alegria ver isso acontecer”, conta.