É bem provável que você já tenha ouvido falar em nomes como Whindersson Nunes, Felipe Neto ou até mesmo o canal do Porta dos Fundos, que tem milhões de inscritos e alcança incríveis números de visualizações no YouTube. Mas, você sabia que eles têm uma coisa em comum além do enorme número de fãs? Todos buscaram formas alternativas para monetizar a imagem e o conteúdo fora do YouTube.

Em um passado não tão distante – 4 ou 5 anos atrás, para ser mais exato – esses caras ainda estavam começando e as pessoas se preocupavam mais com o conteúdo do que com grandes efeitos e grandes produções. A prova? Os vídeos do Felipe Neto e os do Whinderson Nunes eram gravados em casa, no quarto deles, com uma câmera simples.

Para aproveitar o início do YouTube, os publishers precisavam se preocupar só com um ponto: o conteúdo.

De lá pra cá, muita coisa mudou e, a cada minuto, cerca de 400 horas de vídeos são postadas na plataforma e concorrer com todas essas pessoas não têm sido uma tarefa fácil. Quem tá começando agora com a intenção de ganhar fama e dinheiro na internet tem enfrentado várias dificuldades, afinal, além de concorrer com o volume de conteúdos, esse pequeno produtor precisa concorrer, também, com o algoritmo do YouTube – agora, a plataforma só irá permitir que produtores com mais de 10 mil visualizações façam parte do Partner Program, o programa de monetização.

Toda essa dificuldade fez com que os grandes players – estes que citei acima – buscassem outra forma de ganhar dinheiro com seu conteúdo. Além da publicidade, que todos já fazem, cada um buscou um caminho distinto para sobreviver sem a plataforma. Felipe Neto, por exemplo, criou sua própria plataforma de comunicação e relacionamento com seu público. Por meio de um aplicativo, que bateu recorde de downloads no dia do lançamento, o influenciador produz conteúdo e compartilha com os milhares de seguidores.

O segundo caso é o do Whinderson. Figurinha carimbada da internet, o ator, humorista, empreendedor e youtuber criou um curso online com o caminho para quem quer começar uma carreira de sucesso na internet. Com uma estratégia de lançamento bem definida e segmentada, não duvido que você não tenha sido impactado por alguma peça da campanha dele.

Por um último, um exemplo que sempre gosto de citar é o do Porta dos Fundos, um dos maiores canais de conteúdo da internet. Diferentemente dos outros exemplos, o Porta produz conteúdos mais elaborados e que envolvem produções mais trabalhadas. Um conteúdo rico, com uma marca registrada que o torna raro e um público fiel que o acompanha em diversos lugares foram essenciais para levar o time para um outro patamar – hoje, eles já protagonizaram um filme, fizeram duas séries para o canal FOX e, recentemente, fecharam um contrato com a Viacom, grupo de mídia responsável pela MTV, Nickelodeon e Comedy Central.

O fato é que três dos maiores canais do YouTube no Brasil buscaram formas alternativas para dar continuidade a um negócio que, embora tenha sido criado na plataforma, tem um potencial gigantesco fora dela. Uma coisa que sempre falo é que se você tem um conteúdo raro, de qualidade e exclusivo, existem diversas formas de ganhar dinheiro fora do YouTube e sem depender de milhares de visualizações.

Outro exemplo que acredito que exemplifica bem é o do Metaflix, um canal de vídeos por assinatura para oferecer materiais exclusivos à quem se interessa pelo desenvolvimento humano e quer trabalhar a expansão de sua consciência através da espiritualidade e de conceitos da física quântica. Um tema de nicho, para um público extremamente segmentado, mas que, em pouco tempo, já acumula centenas de assinantes e seguidores.

O mercado da internet está aí pra quem sabe aproveitar: seja você, YouTuber com milhões de seguidores, ou pra você, especialista em algum assunto que tá começando agora. Pense simples e faça a escolha certa! 

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech