A discussão sobre gênero e diversidade ganham cada vez mais destaque e espaço dentro da indústria de comunicação, e o Festival do Clube de Criação 2017, que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, trará esse e diversos outros assuntos com a participação de importantes líderes do mercado e representantes de outros segmentos. 

O jornalista André Fischer, fundador do Mix Brasil, festival de cultura e de diversidade, e da rede social Hornet, conduz o painel “Inclusão de gênero e diversidade na propaganda – 2ª rodada”. No ano passado, ele foi mediador desse debate que teve a participação de nomes como Assucena, vocalista da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, e de Isabel Clavelin, da ONU Mulheres.  

Desta vez, os participantes são Alexandre Bouza (diretor de marketing de O Boticário), Ana Cortat (cofundadora da Hybrid CoLab – New Behaviour Driven); Johnny Luxo (DJ); Maíra Liguori (cofundadora do Think Eva); e Neon Cunha, designer trans que conquistou, após ação na Justiça, o direito de mudar de nome e gênero em seus documentos sem a necessidade de apresentar atestado médico. O painel acontece no sábado 16.

Outro tema cuja discussão no mercado é de extrema importância hoje é o empoderamento feminino. No domingo 17, Joanna Monteiro, Chief Creative Officer da FCB Brasil, modera o debate “Revolução pós-gênero: novas identidades e espaço para diferenças”, com Daniela Mignani, diretora dos canais GNT, Viva e Mais Globosat; Deborah Vasques, redatora da Lew’LaraTBWA que faz parte do movimento See It Be it; a atriz Denise Fraga e a cineasta Laís Bodanzky.

Na segunda-feira 18, o painel “Nem rosa, nem azul: moda sem gênero” reunirá os estilistas Alexandre Herchcovitch e Walério Araújo; a diretora de criação Keka Morelle, da AlmapBBDO; Rafael Nascimento, diretor criativo da grife Another Place; e Renan Serrano, Chief Innovation Officer de outra grife, a Trendt. A mediação é da Susana Barbosa, diretora de redação da Elle Brasil.

Divulgação