De Pernambuco para o mundo. A Dupé nasceu há 50 anos no famoso estado nordestino, expandiu sua participação nacional e internacional ao longo dos anos, estando presente hoje em 25 países, principalmente na América Latina.

Adquirida em 2007 pela Alpargatas, a marca reúne em sua trajetória momentos que incluem, por exemplo, o início dos anos 90, quando passou a oferecer chinelos estampados; 2006, pelas parcerias com artistas como Francisco Brennand, Romero Britto e J. Borges; 2012, reformulação do portfólio, com foco em produtos mais acessíveis; e 2018, com o modelo Dupé Chaves e a chegada do e-commerce.

A Dupé não divulga números de vendas, mas afirma que tem crescido pelo país a partir da entrada em clientes como Walmart e Carrefour, de parcerias estratégicas com redes de atacado e varejo regionais e aumento do atendimento direto ao varejo de médio e grande porte.

Segundo Marcelo De Cicco, gerente comercial e de marketing, também vale ressaltar ainda o momento econômico do Brasil  nos últimos anos.  “Aumentou a busca dos consumidores por produtos que caibam melhor em seus orçamentos e Dupé, com sua combinação de qualidade, preço acessível e apelo de moda massiva, vai ao encontro desta oportunidade”, acrescenta.

Em 2019, as cinco décadas devem ser celebradas com uma nova coleção, ações de endomarketing e resgate histórico. Acompanhe outros trechos da entrevista:

Aniversário
50 anos de existência constituem um marco importante para qualquer marca, e esta longevidade de Dupé comprova sua relevância para os consumidores através da entrega de sandálias de qualidade e custo acessível. Com certeza iremos comemorar, e já estamos planejando uma grande coleção com muitas novidades para agradar os nossos consumidores. Teremos também algumas ações de endomarketing para celebrar a data com a equipe de Dupé. Nossa convenção de vendas, no meio do ano, deverá seguir esta temática, relembrando os grandes momentos da história da marca e preparando a trilha para os próximos 50.

Expansão
A maior parte das vendas da marca concentra-se na região Nordeste, berço da marca e onde se encontra a sua fábrica (Carpina – PE). Ao longo dos últimos anos, estamos gradualmente aumentando a nossa participação em outras regiões do Brasil, e esta expansão deve-se principalmente aos seguintes fatores: entrada em grandes clientes de varejo e auto-serviço, como Walmart e Carrefour; parcerias estratégicas com redes de atacado e varejo regionais; aumento do atendimento direto ao varejo de médio e grande porte, através da expansão da equipe de representantes da marca. Além disso, acabamos de inaugurar o e-commerce da marca

Parceiros
Dupé dispõe de uma agência para fazer a gestão das redes sociais e performance do e-commerce (Absoluto), uma agência para gestão dos promotores de venda (Spot) e uma agência para desenvolvimento de material de ponto de venda (Rise). O nosso investimento de mídia é fortemente concentrado em trade marketing e digital (redes sociais, influenciadores, e-commerce).

Chaves
Lançamos o modelo Dupé Chaves em outubro, e podemos dizer que as vendas estão sendo um sucesso, em linha com nossas estimativas iniciais, que foram bem otimistas. Acredito que esta boa performance deve-se à excelente aceitação do personagem pelo público “geek”, por jovens e adultos que cresceram acompanhando as histórias do Chaves e possuem carinho pela turma da vila. Vale lembrar que os episódios continuam sendo exibidos na TV aberta e, mais recentemente, na TV paga. Por fim, estamos divulgando amplamente o modelo através de ações de PR, comunicação em nossas redes sociais e também destacando-o em nosso e-commerce.

E-commerce
O e-commerce de Dupé é muito recente, começou a operar em novembro. Tínhamos a intenção de lançá-lo há muito tempo, e finalmente encontramos um modelo de operação que consegue superar o desafio de ser rentável. A principal razão para acelerarmos o lançamento foi a alta procura pelos produtos da marca em nossas redes sociais. A principal demanda em nosso SAC e nos comentários de nossa página no facebook é justamente “onde posso comprar esse modelo?”. Vimos que nossos consumidores adoram os modelos que divulgamos, mas muitos tinham dificuldade em encontrá-los no ponto de venda físico. O e-commerce permite que atinjamos todos os consumidores no Brasil, principalmente aqueles que não dispõem de lojas físicas próximas de onde vivem para comprar os modelos que desejam.