Emojis expressam aspectos emocionais e são mais usados em campanhas

Arkadin mostra que 75% dos entrevistados usam esses ícones para ilustrar mensagens

Divulgação

O Itaú já fez campanha descolada com essas carinhas que podem ser acessadas nos menus das redes sociais e usadas para ilustrar mensagens ou, até mesmo, e principalmente, ser o próprio conteúdo da mensagem. A rede de fast food McDonald’s, a Ikea e a Chevrolet também fizeram uso desse idioma universal da era moderna em ações de comunicação publicitária nos últimos três anos.

Essa linguagem virtual motivou a Arkadin, marca de serviços colaborativos presente em 50 países, a monitorar uma amostra global comprovando que 75% dos entrevistados, pessoas entre 18 e 65 anos, capturam uma das 845 carinhas disponíveis para expressar o sentimento do momento.

“Hoje é cada vez mais comum o uso dos chamados ‘emojis’ em nosso cotidiano, seja em conversas informais ou até mesmo em mensagens de trabalho. Vindas dos antigos criptogramas egípcios, essas ‘carinhas’ têm mais de cinco mil anos de história e ganham cada vez mais importância na comunicação diária. Compostos por caracteres padronizados lidos no padrão Modern Unicode (código que permite a um computador representar ou manipular um texto), os ‘emoctions’ nos permitem uma análise detalhada de como as pessoas transmitem sentimentos e intenções através de mensagens de texto”, diz um dos trechos analíticos da pesquisa.

E a utilização das carinhas não se restringe às mensagens compartilhadas por amigos e familiares. A linguagem também é recorrente no ambiente corporativo, como declaram 75% dos consultados pelo Arkadin.

“O emoji mais usado nos países de língua inglesa, portuguesa e espanhola é o rosto com sorriso. Enquanto isso, na França predominam os corações, que são quatro vezes mais populares entre os usuários. Outra curiosidade que chama a atenção é a superioridade de uso de símbolos positivos sobre os negativos”, constata a análise.

Ainda segundo a pesquisa da Arkadin, 70% dos emojis expressam emoções positivas, enquanto apenas 15% exprimem emoções negativas nos bate-papos online no Facebook, Twitter e WhatsApp, por exemplo. “Então, vale a dica, emojis facilitam o entendimento da mensagem, tornam o dia a dia corporativo mais humano, além de unir equipes de uma maneira divertida e eficaz”, acrescenta.

O estudo diz também que “para quem ainda não se convenceu de que os emojis estão revolucionando a comunicação atual, a pesquisa mostra que estes caracteres são uma espécie de linguagem global, sendo usados e compreendidos nas quatro maiores linguagens atuais do mundo (Microsoft, Android, Mac e IOS), tendo uma base de uso de seis bilhões de pessoas”

Ainda segundo a análise conduzida pela Arkadin: “Quanto mais expressivo o traço, maior é a intenção de sentimento que se quer representar na mensagem. Este sentimento é uma faísca para um engajamento emocional com a informação recebida, sendo essência da comunicação moderna”.

No fim do ano passado, o WhatsApp disponibilizou para os seus usuários uma atualização com 150 novas imagens de emojis para a plataforma Android, que já estavam há três meses presentes nos devices da Apple que utilizam o sistema IOS.

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