Acontece nesta próxima quarta-feira (10), no Teatro WTC, em São Paulo, o ENA 2015 (Encontro Nacional de Anunciantes). O evento contará com a participação de palestrantes estrangeiros, como Alex Batchelor, COO da BrainJuicer e Jeremy Edwards, fundador da Activative, ambos do Reino Unido, que formarão o painel internacional intermediado por João Campos, presidente da ABA, novo presidente da Divisão de Alimentos da PepsiCo. Batchelor falará sobre como funcionam os atuais modelos de publicidade e as alternativas para o mercado abordar novos formatos. Já Edwards apresentará estratégias de ativação em marketing esportivo.

A segunda parte do encontro conta com um debate entre CEOs de grandes agências. Com moderação de Gabriela Onofre, diretora de marketing e comunicação da P&G.  Luiz Carlos Dutra, diretor-geral da FSB Consumo, estarão presentes Hugo Rodrigues, CEO da Publicis, Sergio Amado, chairman e presidente do Grupo Ogilvy Brasil, Jose Eustachio, CEO da Talent e Gal Barradas, CEO da BETC.

Depois do almoço, um novo painel internacional terá a presença de Peter Field, consultor britânico associado ao Thinkbox e ao IPA (Institute of Practitioners in Advertising), que vai apresentar resultados da análise de mil casos de estudo de eficácia da propaganda e os cuidados a serem tomados nas métricas de curto prazo baseadas em Big Data. Em seguida, Adam Gagen, diretor da WFA – World Federation of Advertisers, fará um panorama mundial sobre a regulação e autorregulação da propaganda de alimentos, bebidas alcoólicas e produtos dirigidos a crianças. O CEO da Sponsorium, do Canadá, também vem ao evento para abordar os conceitos de ROI e ROO como metodologia para a gestão de investimentos em patrocínios e investimentos comunitários.

As mídias sociais e o out-of-home também entrarão em pauta nas intervenções de Melissa Barnes, head de marcas globais do Twitter, Violeta Noya, presidente da Otima e Leonardo Tristão, diretor-geral do Facebook.

O último painel contará ainda com Claudia Sender, presidente-executiva da TAM, Guilherme Loureiro, presidente do Walmart e Olga Martinez, presidente da Diageo, que compartilharão suas visões como líderes de grandes multinacionais anunciantes em relação ao panorama atual do mercado publicitário e perspectivas a curto e médio prazos.