Alê Oliveira

A Era da Fake News. Esse foi o tema de um dos seis Lide Talks durante o 9º Fórum de Marketing Empresarial. O bate-papo reuniu Flavio Pestana, diretor executivo do Estadão, e Roberto Gnypek, VP de marketing do McDonald’s.

O jornalista fez um resgate histórico e afirmou que as fake news sempre existiram, mas se intensificaram e pioraram com o avanço da tecnologia e do mundo digital. Ele destacou a iniciativa Comprova, que une veículos de comunicação para combater as notícias falsas, e comentou o papel do público nesse sentido. “O leitor, o internauta, ouvinte e telespectador têm que escolher os veículos que evitam ou pelo menos minimizam esse tipo de notícia falsa. Ele tem que saber exigir a informação não distorcida. Não é utópico”, afirma.

Gnypek lembrou que a marca já passou por diversos momentos de fake news, ao ponto das mentira virarem lenda urbana, entretenimento e depois algo quase pop. No Brasil, o caso mais clássico foi o da suposta carne de minhoca. Um jornalista em visita a uma fábrica comentou que a carne que saía da máquina parecia minhoca, e isso foi espalhado.

“Vocês podem imaginar o tamanho do telhado da minha marca né? É bem grande e é de vidro. Somos praticamente psicóticos em acompanhar tudo que se passa ao redor da marca e ao longo do tempo investir na credibilidade no sentido de ter voz ativa para se contrapor ao que falam da gente. Esse momento de fake news, especialmente pelo teor e efeito político, traz à tona o desafio de encontrar credibilidade”, afirma.

Outro ponto abordado por ele foi a importância das relações públicas bem feitas para a construção da marca e combater fake news  “Nós como marcas não podemos mais desprezar o papel de PR. Antigamente era um bônus. Hoje em dia, a mídia, através do PR, é tão ou mais importante que a mídia tradicional, paga etc. São elementos estruturados contra possíveis fake newbom caminho no mercado. É um bom caminho”, diz.

Alê Oliveira

Além disso, Gynpek lembrou ainda que a companhia é global, está em quase 60 países, tem 35 mil restaurantes, mil no Brasil. Essa amplitude permite que notícias em qualquer local sejam tomadas como locais. “Não dá para acabar com isso, é como tirar água do mar com baldinho. Ou você cria uma boa estratégia de construir um pensamento e se manifestando relevantemente ou vai ficar refém de gente querendo tirar vantagem do seu processo.”

Dentro do tema, Pestana também observou o fenômeno do imediatismo, que atinge todas as indústrias, especialmente a informação. “Todo mundo quer as coisas rapidamente. É importante ter discernimento, saber escolher, pesquisar e julgar o que estamos consumindo”, diz.

Alê Oliveira

Lide Talks, novidade no Fórum de Marketing Empresarial
O Lide Talks contempla seis encontros intimistas, interativos e dinâmicos, com capacidade para 50 participantes, que podem escolher o tema que mais interessar. A ideia é aproximar o público e os convidados com conversas-debates, estabelecendo um diálogo construtivo e estimulando a troca de ideias e soluções a negócios do setor.

Promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, o 9º Fórum de Marketing Empresarial começou na sexta-feira (24) e termina no domingo (26), no hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP).

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