“Daqui a uns 20 anos o mercado vai olhar para trás e pensar ‘quanto dinheiro foi desperdiçado’”. Em entrevista ao propmark, David Poltrack, Chief Research Officer da CBS, que palestrou sobre o futuro da televisão aberta na abertura do La Cumbre – Open TV Summit – que ocorre nesta segunda e terça-feira no MoMa (The Musem of Modern Art) de Nova York -, criticou o crescente investimento em mídia digital em detrimento de outros meios. Na opinião do especialista, o momento é de “experimentação”, com aTV aberta seguindo como o principal e mais assertivo canal de comunicação.

“É claro que o digital faz sentido, é preciso estar nele. O que não pode é investir nele tirando verba de campanhas de TV”, argumenta o executivo. “Não tire nada de TV, esse é o meio mais efetivo”, completou.

De acordo com Poltrack, o desafio agora é produzir campanhas que integrem as plataformas e, principalmente, desenvolver métricas que sejam mais fieis aos números reais de audiência para diminuir fraudes.

Poltrack apresentou ainda dados de pesquisa realizadas pela Nielsen entre 2013 e 2014 que mostram a eficiência de campanhas trabalhadas em diferentes canais: no período, 53% do público pesquisado foi impactado via TV; 9% via TV e digital e 5% por digital, totalizando 67% de eficiência – o restante do público não foi impactado.