A era digital e multiconectada está alterando de forma sintomática o jeito de se consumir mídia. E a publicidade precisa ficar atenta ao comportamento das audiências dos canais para compreender os novos hábitos.

De acordo com o estudo Dimension, realizado entre os dias 30 de novembro e 12 dezembro do ano passado pelo Kantar Media, o público aceita tranquilamente ser impelido a consumir anúncios para ter acesso a conteúdos que dependem dessas propagandas. Para 43,9% dos entrevistados não há problema em ver anúncios direcionados, se isso ajudar a pagar por conteúdo de qualidade nos sites visitados.

Por outro lado, para 37% faz sentido pagar uma assinatura premium para ter acesso a conteúdo de vídeo on demand e TVs online sem ser “interrompido” por publicidade. O estudo contemplou consumidores multiconectados no Brasil, China, Reino Unido, França e Estados Unidos, cada país com uma amostra composta por mil entrevistados.

Além das entrevistas, o Dimension promoveu mesas redondas com profissionais de anunciantes, agências de publicidade, entidades e empresas de mídia. Um dos temas desses encontros foi sobre a viabilidade de sobrevivência dos canais no futuro sem receita publicitária. Por enquanto ainda não consenso, principalmente porque com esse modelo a conta não fecha.

“O que fica evidente é que os consumidores apreciam conteúdo de qualidade, seja editorial ou patrocinado, e que o mercado deve aperfeiçoar a criação e entrega de material relevante, investindo em anúncios que agreguem a experiência do consumidor, que sejam úteis, divertidos ou mesmo informativos”, explica um resumo da pesquisa.

 O estudo completo está disponível para download no site da Kantar Ibope Media.