O Fiap (Festival Ibero Americano de la Publicidad) reformulou suas áreas para quatro principais Formatos (F), Inovação (I), Anúncios (A) e Produção (P).  Pela primeira vez o evento também terá uma reunião de associações de agências de países da região e uma com anunciantes. Outra novidade é que o júri vai entregar um documento ao final do evento para servir de norte a agências, instituições governamentais, associações e universidades. O objetivo do relatório é  mostrar o momento atual da publicidade da região e indicativos de para onde ela deve caminhar.

“A ideia é que as reuniões sejam anuais, tanto a das associações de agências quanto a dos anunciantes, sempre dentro do festival, para dar esse marco de seriedade e ir além da premiação. Todas as mudanças que estamos fazendo são muito importantes, por exemplo, essas reunições para falar de negócios, do momento que está a indústria e para onde ela deve ir, além do documento que será entregue ao final”, afirma Daniel Marcet, chairman do Fiap.

Na premiação, além dos GPs e dos Sóis de Ouro, Prata e Bronze concedidos em cada categoria, quem obtiver um Ouro em cada disciplina, formando assim o nome Fiap (o troféu de Ouro de cada área leva a letra correspondente) conquista o Grand Slam. Para Marcet, Brasil é sempre o participante mais importante que tem um festival. “E agora que estamos abrindo Formatos e Produção, acredito que o Brasil terá uma presença importante e deva ir bem nessas duas disciplinas novas, além das demais”, diz.

O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (24) na Cine Cinematográfica, em São Paulo. As novidades foram apresentadas por Marcet a um grupo de jornalistas, profissionais do mercado de publicidade e dois jurados brasileiros dessa edição: Patricia Weiss, da BCMA, jurada em Formatos, e Michel Tikhomiroff, da Mixer, convidade para Produção. Luiz Sanches, da AlmapBBDO, que preside Anúncios, não pôde comparecer.

Patricia  será jurada do festival pela primeira vez. A executiva sempre acompanhou o evento, que para ela expressa muito da criatividade latina e da criatividade brasileira, que é “específica e grandiosa”. “Acredito que o Fiap com essa renovação traga uma combustão, acima de tudo por tentar refletir o que de mais importante e pulsante está acontecendo no mercado, independentemente da região. É uma visão de mundo. O festival se sintoniza com o contemporâneo da criatividade, transcendendo qualquer território.”

Sobre a categoria Formatos, ela explica que a área não é de branded content ou de branded entertainment apenas, mas retrata os principais sinais da “interseção potente” de marca com entretenimento. “O que acontecer com criatividade, ousadia e resultado, a partir do território de entretenimento, em que a marca transfere os seus valores e amplifica sua visão enquanto conecta a audiência com relevância e sentido”, explica. 

Já Tikhomiroff foi jurado do Fiap há cerca de oito anos e está feliz de voltar a avaliar os trabalhos especialmente em um momento de renovação do festival. “O Fiap está mais rigoroso e criterioso, estou bem curioso com essa edição. A expectativa é que o Brasil seja bem representado e faça jus a qualidade da nossa produção”, afirma.

De volta ao berço

Depois de três edições na Cidade do México, o festival retorna à Argentina e será realizado em dois locais de Buenos Aires de 3 a 6 de setembro. O evento terá duas sedes, a Usina del Arte e o Hotel Paena.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto. Os presidentes de cada categoria são Risto Mejide, da Aftershare, da Espanha (Formatos), Simón Bross, da mexicana GarciaBross (Produção), Guibert Englebienne, da Globant Latam (Inovação) e o brasileiro Sanches (Anúncios). Além deles, cada área tem oito jurados, totalizando 38 pessoas. Além das quatro grandes categorias, o festival vai nomear Agência, Produtora, Anunciante, Rede e Agência Independente do Ano.