Liderada por Wilson Ferreira Jr., sócio-diretor da Etna, e por Celio Ashcar Jr., vice-presidente executivo e sócio da Aktuell Mix, a nova diretoria da Ampro (Associação de Marketing Promocional) tem entre seus principais planos a criação de um projeto de autorregulação do segmento de live marketing para ter um elenco de diretrizes e instrumentos padronizados. O benchmark será similar à publicidade. Outro projeto estrutural da agenda é conseguir a aprovação no STF (Superior Tribunal Federal) de uma liminar que pede “o fim da bitributação”. O processo está sendo avaliado pelo ministro Celso de Mello.

“As agências pagam impostos e os clientes também. Essa carga tributária varia entre 16% e 19%, mais os custos internos, gerando um impacto quando são inclusos os custos internos que pode chegar a 13%. É injusto, mesmo porque com menos impostos os orçamentos crescem e, consequentemente, os impostos. O pleito está bem encaminhado, mas temos de intensificar nossa defesa”, diz Ferreira Jr., que sucede Kito Mansano, da Rock Comunicação, e também aguarda a aprovação do modelo de edital para concorrências de live marketing junto à Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República).

Divulgação

Como apoio à nova diretoria, foi formado um comitê de conselheiros: Maria Laura Nicotero (Momentum), Bazinho Ferraz (BFerraz), Claudio Xavier (NewStyle), Silvana Torres (Mark Up) e o consultor jurídico Paulo Focaccia (Focaccia Associados). “Além do congresso, cuja terceira edição será em 2017, vamos criar um festival de criatividade e planejamento. O live marketing precisa de glamurização para gerar valor que seja perceptível”, observa Ashcar Jr.

Divulgação

A indústria do live marketing movimenta cerca de R$ 45 bilhões por ano. Em 2015, deve contabilizar cerca de até 12% de crescimento. “Nesses tempos críticos, levamos certa vantagem. E também vemos com bons olhos 2016. As Olimpíadas do Rio, assim como foi com a Copa do Mundo, em 2014, ajudam a motivar o mercado, sem contar que os anunciantes estão exigindo retorno imediato e o live permite isso”, finaliza Ashcar.