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As agências de relações públicas brasileiras têm ganhado protagonismo no cenário global do segmento. É o que indica a Holmes Report em seu levantamento Global PR Agency Ranking. A pesquisa enumera as 250 maiores empresas de PR do mundo com base em seu faturamento.

Nesta edição, quatro companhias brasileiras integram o ranking e chamam atenção por seu crescimento de receita. A FSB Comunicação, por exemplo, teve o quinto maior índice entre as 250 avaliadas, ficando atrás apenas da chinesa CYTS-LINKAGE (79%), da britânica Newgate Communications (63%), da americana Praytell (56,1) e da americana Carmichael Lynch Relate (45,7%).

A brasileira é conhecida pelo atendimento de contas públicas, entre elas, clientes como Detran São Paulo e Rio, Secretaria de Esportes e Lazer, Centro Paula Souza, Secretaria de Estado de Segurança Pública do Governo do Rio de Janeiro, entre outras.

O faturamento da FSB saltou de US$ 52,2 milhões em 2015 para US$ 76,3 milhões em 2016, aumento de 45,4%. A companhia figurava na 34ª posição em 2015, passando para 27ª no ano passado.  O grupo Inpress é a segunda agência brasileira melhor colocada (50ª no ranking global) com receita de US$ 39,7 milhões. Seu crescimento de faturamento é de 38.6%.

A Approach figura na 172ª posição global, com receita de US$ 8,1 milhões. O valor sofreu queda de 3,1%, o que a fez cair nove posições em relação a 2016. Já a Imagem Corporativa ficou na 249ª posição com US$ 4,3 milhões, queda de 5% em relação ao ano anterior. Em 2016 a companhia figurava em 223 lugar.    

Líder do ranking, a Edelman repetiu a posição pelo segundo ano consecutivo. A companhia teve receita de US$ 874,9 milhões em 2016, um crescimento de receita de 2,4%.  Weber Shandwick e FleishmanHillard completam o pódio, repetindo os resultados do ano anterior também, com faturamento de US$ 825 milhões e 570 milhões respectivamente.