Google  e Facebook, que já representavam a maioria do investimento em mídia digital com 65% da verba publicitária, passaram a centralizar 87% do total, deixando somente 13% da verba para todos os demais portais, sites e plataformas. A informação é da nova edição do PMV – Painel de Marketing de Veículos, que é organizado pela  Singular, Mídia & Conteúdo. 

A empresa entrevistou no último trimestre do ano passado 310 profissionais de mídia das principais agências e executivos de marketing dos maiores anunciantes, que decidem os principais investimentos de comunicação em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eles foram convidados para participar de um painel e dividir as expectativas que têm para 2017.

Outra conclusão do PMV é que há uma boa expectativa de investimento em mídia em 2017: 43% diziam que iriam aumentar a verba, comparada à do ano passado, sendo que os mais otimistas estão no segmento sigital (55%) e em São Paulo, como um todo (48%).

Para os entrevistados, os meios de comunicação que devem crescer mais no share de investimento este ano serão a internet e OOH. Outra informação é que 70% deles já utilizaram a mídia programática e 82% pretendem usar a partir deste ano.

O PMV existe há 21 anos. A amostra envolvida representa 57% do total da verba das agências e 35% da verba dos anunciantes no país. Foram avaliados os desempenhos de quase 100 equipes comerciais.