Os sócios e cofundadores Mate Pencz e Florian HagenbuchA demanda por serviços gráficos digitais chamou a atenção dos dois jovens alemães Mate Pencz e Florian Hagenbuch, que decidiram empreender no Brasil. Baseados no modelo de sucesso no mercado alemão, Pencz e Hagenbuch fundaram há três anos a Printi, que nasceu 100% online. Pencz afirma que a empresa consegue oferecer preços competitivos porque se diferencia do modelo de gráfica tradicional com a padronização dos serviços. “Construímos a Printi com a ideia de ser uma gráfica industrializada, como uma montadora”, falou ele.

Segundo o executivo, a Printi é atualmente a maior gráfica online da América Latina. “Hoje ainda estamos só no Brasil, maior mercado da região, mas temos intenção de expandir para outros países”, destacou. Pencz disse que de certa forma a crise brasileira está ajudando a aculturar o mercado a trabalhar com gráficas digitais. “As empresas nos procuram porque estão com budgets menores e  precisam de soluções rápidas.”

Pencz afirma que enquanto as gráficas tradicionais aumentam preços, a Printi tenta baixá-los  cada vez mais. “Na média, temos os melhores preços do mercado.” O executivo destaca que, além do custo, entre as vantagens de se trabalhar com uma gráfica digital estão as ferramentas tecnológicas oferecidas aos clientes, que conseguem fazer seu pedido online e personalizar layouts de seus impressos pelo próprio site. A Printi oferece uma equipe de design como apoio. Entre os clientes estão grandes marcas como Domino’s Pizza, Netshoes, Totvs e Spoleto.

Um dos nichos que a Printi quer conquistar é o mercado publicitário. “Trabalhamos com algumas agências de publicidade que nos procuraram por trabalhos emergenciais, mas acreditamos que podemos facilitar muito a vida delas por causa da agilidade do nosso serviço. Temos uma escala alta, conseguimos fazer milhares de pedidos por dia com qualidade”, ressaltou Pencz. “É um mercado em que a gente acredita muito e vai continuar investindo”, completou.

A Printi oferece mais de seis mil combinações diferentes de produtos impressos. Depois de um crescimento perto de 190% em 2014, a gráfica prevê alcançar a marca de R$ 30 milhões até dezembro deste ano.

Segundo a empresa, mais de 40 mil clientes já foram atendidos. A consolidação da Printi em pouco tempo chamou a atenção da americana Vistaprint, uma das principais gráficas online do mundo, que em outubro de 2014 fez a aquisição de parte da empresa. Os valores divulgados do negócio giraram em torno de R$ 60 milhões.