Nesta quinta-feira (20), as revistas Quatro Rodas e Superinteressante  realizaram o Fórum Mobilidade em São Paulo para debater o futuro do tema no país. O presidente do Grupo Abril, Walter Longo, abriu o evento e ressaltou que o trânsito é um dos grandes problemas das metrópoles, mas não é o único.

“Todos nós contribuímos, de uma forma ou outra, para melhorar ou piorar a mobilidade. E o trânsito é o sistema circulatório do organismo chamado cidade. Mas não adianta concentrar nossos esforços para resolver apenas o problema do trânsito. É preciso resolver, sim, o problema das pessoas que vivem nas grandes cidades”, disse, segundo site da Quatro Rodas.

De acordo com o executivo, nada vai melhorar se as autoridades competentes não analisarem quais são os principais problemas a serem resolvidos. Ele comentou que aplicativos como Waze e Uber “fizeram mais pela mobilidade urbana do que todos os departamentos de trânsito juntos”. “Precisamos de automóveis inteligentes, ruas inteligentes e cidades inteligentes, mas principalmente de governadores inteligentes”, afirmou.

Ao falar sobre a “demonização”do automóvel, o executivo disse que os carros não são os vilões das grandes cidades e o fato de se restringir o uso dos automóveis deveria ser revisto. Ele citou o exemplo de Londres, onde se cobra pedágio para quem circula na região central e mesmo assim muitos habitantes utilizam os carros, apesar de “um transporte público eficiente”.

“Não podemos continuar aceitando a escolha do automóvel como inimigo público número 1. Não é e não deve continuar sendo assim. Dirigir sempre foi, e pode continuar sendo, uma fonte de prazer, autonomia e liberdade, mas a má gestão das cidades está acabando com isso. As pessoas estão perdendo a vontade de dirigir”, concluiu.

O dia teve ainda cinco paineis e debates. O primeiro, “Autônomos e compartilhados: o novo papel do automóvel nas cidades”, teve a presença de Péricles Mosca, diretor da Maven, empresa de compartilhamento da GM do Brasil; Conrado Ramires, fundador da Pegcar; e Matheus Moraes, diretor de Policy e Communication da 99.

O segundo foi “O sistema de trasnporte mais solidário e inclusivo” com Sérgio Avelleda, secretário de transportes de São Paulo. Já o terceiro, “Os novos negócios da mobilidade”, contou com as startups Bynd, Kit Livre, Tembici e Moovit.

Em seguida aconteceram duas mesas-redondas. “O trânsito e a internet das coisas” teve os debatedores Severiano Leão Macedo, digital transformation advisor da Cisco; João Octaviano Machado Neto, presidente da CET-SP, Ricardo Takahira, diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e especialista em IOT automotivo. Já a “Arquitetura urbana: como desenhar cidades eficientes”, aconteceu com Paulo Fonseca de Campos, do FabLab; Mateus Silveira, gestor do projeto ‘O futuro das cidades’ na Fiat; e Renata Falzoni, jornalista e cicloativista.

O evento foi encerrado com “O futuro da mobilidade urbana”, com Guilherme Telles, diretor-geral do Uber no Brasil.