Gustavo Scatena/ Globo

O Grupo Globo promoveu pela primeira vez na tarde desta quarta-feira (20), o evento “Upload SXSW”, um aquecimento para o congresso South by Southwest, que acontece entre 8 e 17 de março em Austin, no Texas.

Profissionais de diferentes veículos e frentes de negócio da Globo participaram da exposição de uma curadoria do evento. Representantes de revistas, do esporte, do entretenimento, jornalismo, GloboPlay e Som Livre tiveram seis minutos cada para indicar ao mercado três atrações imperdíveis do SXSW 2019.

Alguns dos destaques são as participações de nomes como o publicitário Roy Spence, a atriz Elisabeth Moss, um dos criadores do Instagram Mike Krieger e o produtor de filmes Jeffrey Katzemberg. 

O evento é fruto de uma organização espontânea dos funcionários da Globo. “Algumas pessoas foram ao SXSW e contaram para outras. Gente de diferentes empresas e áreas começaram a conversar e todo mundo achou bacana. Aproveitamos esse movimento para organizarmos essas experiências sem burocratizar. O SXSW tem uma característica que é meio uma metáfora do que vivemos na Globo hoje, muita informação, muita oxigenação, num momento onde por um lado queremos ter muito foco, mas por outro queremos ter amplitude”, defende Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.

O Upload é o primeiro de uma série de três eventos organizados pela Globo com participantes do mercado que vão ao SXSW. Durante o congresso haverá um encontro no Four Seasons no dia 12 de março, com o objetivo de conectar experiências. A ideia é que as pessoas debatam sobre o que viram ao longo dos dias. Já o terceiro evento, denominado Download, acontecerá em São Paulo, ainda sem data definida. O objetivo é fazer um balanço de tudo que foi visto e vivido no congresso e pensar o futuro.  

Para Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, o Upload organiza as diferentes experiências daqueles que já participavam do evento. “As Globos estavam neste evento já há algum tempo, mas estávamos indo separados, cada com uma ótica e o Jorge propôs um desafio de fazermos algo integrado, para que uma empresa do grupo contribuísse com outra. E o maior desespero do evento é o Fear of Missing Out (FOMO), porque tem tanta coisa acontecendo que você sempre fica chateado porque acaba perdendo alguma coisa bacana. Por isso, decidimos usar nossas pessoas que conhecem, se prepararam para ir, que já foram, que são muito dedicadas a uma determinada área, para poder dizer para gente qual é a sua hot list. E vamos manter essa hot list viva ao longo do tempo”, aponta. 

Gustavo Scatena/ Globo

Outra iniciativa é a organização de um grupo no WhatsApp em que todos os participantes receberão dicas, vídeos e informações sobre as diferentes atrações do evento com links para inscrição nas mesas e debates. 

Para Valente, a Globo está preocupada em dividir conhecimento. “Todo mundo que pensa em ir para um evento desses para poder implantar algo no negócio está fazendo a trajetória errada. É preciso ir para um evento dessa para abrir  a cabeça e,abrindo a cabeça, descobrir novos negócios. O que vai surgir dai, não sei, mas num lugar em que surgiu o Twitter, vale a pena prestar atenção”, finaliza.     

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