O TUES (Torneio Universitário de eSports) ganhou apoio de uma parceria entre Grupo Globo e Oi. A operadora reforça seus investimentos no segmento e reforça iniciativa do Esporte Grupo Globo e Iron Storm.

Na próxima etapa presencial da competição, em julho, durante a Game XP, no Rio de Janeiro, a Oi vai oferecer aos participantes a oportunidade de jogarem conectados pela Oi Fibra, internet via fibra ótica até a casa do cliente (FTTH). 

Bruno Cremona, gerente de patrocínio e eventos da Oi, comenta que jogadores universitários amadores de e-sports fazem parte de mais um grupo do ecossistema gamer do país, que é um dos focos da empresa. “Atuamos em projetos de games que vão desde o fomento até a disseminação, promovendo experiência e acesso a conteúdo. Com nosso produto Oi Fibra, atualmente em expansão no país, entregamos exatamente o que os clientes que consomem games e conteúdo mais precisam: internet de alta performance. O TUES é uma excelente oportunidade de nos aproximar dos jovens e proporcionar a eles momentos únicos de entretenimento através da degustação do produto Oi Fibra e, quem sabe até possibilitar uma carreira profissional nesse novo universo”, afirma.

No TUES, alunos brasileiros disputam o título em jogos como League of Legends, CS:GO, Clash Royale, e Rainbow Six Siege. Atualmente, são 117 universidades registradas em 20 estados. A competição começou em março, envolvendo até agora 1.983 players. As principais disputas serão exibidos nos canais SporTV, na Pay TV e no digital.

 Leandro Valentim, head de novos negócios do esporte Grupo Globo, lidera o ecossistema de eSports na empresa e afirma que o torneio cresce ano a ano, ampliando adesão de universidades e se consolidando como a maior competição universitária de eSports da América Latina. “Vemos alunos representando suas universidades regional e nacionalmente, tendo reconhecimento pelas suas conquistas e ganhando visibilidade para o cenário profissional. Já são vários casos de talentos revelados no TUES servindo equipes profissionais, e isso é nosso maior estímulo a continuar crescendo”, explica.

A disputa tem etapas estaduais, regionais, conferências e finais. Cada Estado tem um representante ao final da etapa Estadual. Em seguida, eles disputam a etapa Regional contra os melhores dos outros estados e duas equipes se classificam para a etapa entre as Conferências, no formato “todos contra todos”. Deste último grupo, a melhor organização de cada conferência se classifica para a Prova Final, presencial, com passagem e hospedagem por conta da organização.

A final do 1º Split será realizada na Game XP, no período de 25 e 28 de julho. A organização afirma que o 2º Split do torneio, cujas incrições abrem em agosto, terá novidades. Para Renato Lourenço, head de eSports da Iron Storm, a parceria com o Grupo Globo reforça que este é o caminho certo. “Continuaremos a fomentar os eSports, não somente como entretenimento, mas também de maneira acadêmica, dando oportunidades para players e amadurecendo profissionais qualificados que almejam empreender/trabalhar com eSports”, reitera .