Hugo Gloss transformou tweets despretensiosos em uma poderosa marca

Além do digital, o influencer apresenta programas e cobre grandes eventos nacionais e internacionais na televisão

Divulgação

Se o assunto é influência digital, Hugo Gloss é um dos pioneiros e referência. Criado pelo jornalista brasiliense Bruno Rocha, há quase 10 anos, o personagem possui atualmente, em todas as suas redes sociais, mais de 20 milhões de seguidores. Além do digital, o influencer apresenta programas e faz a cobertura de grandes eventos nacionais e internacionais na televisão. Nesta entrevista, Hugo, como prefere ser chamado, comenta sobre a transição para outras mídias, do trabalho como empresário, da relação com o mercado anunciante e das mudanças nas plataformas digitais. “A internet mudou muito desde que comecei”, afirma.

TRAJETÓRIA

Estava fazendo as contas e, em 2019, completo 10 anos como Hugo Gloss nas redes sociais. Mas já estava na internet antes disso.

OUTRAS MÍDIAS
Não acredito que tenha feito uma transição para outras mídias, pois foi algo muito natural. Logo que o perfil do Hugo Gloss começou a despontar fui convidado pelo Luciano Huck para trabalhar na redação do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Lá fiquei por seis anos e aprendi muita coisa. Depois, as próprias redes sociais foram mudando. O YouTube cresceu, chegou o Periscope, que era o aplicativo de lives do Twitter, Snapchat, Instagram, e sempre fui muito interessado nessas novas mídias. Quando veio a necessidade do vídeo, fui timidamente começando. Bem ou mal, tinha feito uma escola com o Luciano e já possuía know-how de edição, o que me ajudou no momento em que foi preciso. Foi meio que sem querer que tudo isso aconteceu pra mim, mas estamos aqui para surfar em várias ondas.

EMPRESÁRIO
Além de todas as redes sociais, tenho o site, que é o hugogloss.com, que tem mais de 1 milhão e 300 mil acessos diários. Trabalhamos também com diversas estratégias de lançamento de comunicação para o entretenimento. Então, o que acontece, muitas vezes, é que uma marca tem o lançamento de um produto e nós pensamos em um pacote de como essa marca pode se comunicar com os consumidores. Não só simplesmente através dos meios tradicionais de propaganda ou de publipost, mas pensando em uma estratégia mais complexa, pois há vários canais em que podemos conversar com públicos diferentes. O Hugo Gloss oferece hoje uma maneira direta de comunicação. Tendo, não necessariamente, eu como interlocutor. Posso dizer que já trabalhei com grandes marcas do mercado.

COPRODUÇÃO
A participação na coprodução de uma campanha junto com as marcas é um dos meus pré-requisitos. As ações que mais gosto e, também as mais eficazes, são as que você pensa no projeto como um todo. Tento sempre com a marca, publicitários e agências equilibrar a conversa. É difícil para clientes mais ortodoxos entenderem que, muitas vezes, sabemos melhor a forma de se comunicar com determinado público. Faço muito o paralelo com a televisão. Por exemplo, em que momento você vai ao banheiro durante a programação? Durante o intervalo comercial, certo? O branded content é muito importante. Pois, temos de fazer um conteúdo em que a marca já esteja inserida dentro do processo e passe a informação de uma maneira natural. Se tivermos um discurso engessado, sem elasticidade e sem poder trazer autonomia e autenticidade para que aquilo seja uma coisa espontânea, a ação acaba tendo um pouco de rejeição.

POLITICAMENTE CORRETO
A internet mudou muito desde que comecei. Atualmente há milhões de canais para trabalhar, o que é ótimo, mas ao mesmo tempo temos muito mais críticas e pessoas procurando e buscando erros. Precisamos pensar em todas as possibilidades de interpretação de um conteúdo. Antigamente, a internet era muito mais zoeira. Até costumam dizer que a internet era terra de ninguém, mas nunca concordei com esse termo. Precisamos ter responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, um pouco mais de bom humor e leveza. No meu caso, falando com mais de 20 milhões de pessoas, sempre terá alguém que vai pensar diferente. E que ótimo, queremos mais diversidade. Temos de achar um discurso que passe por todas essas pessoas sem agredir ninguém. Acho que nesses 10 anos de trajetória aprendi bastante.

PRÓXIMOS PASSOS
São muitos. Estamos com planos de expansão para o site no UOL, onde temos vídeos, várias entrevistas nacionais e internacionais e eventos. Espero em 2019 trazer uma grande novidade em relação a um evento de entretenimento, que estamos idealizando e vamos participar. Aguardem novidades.

Leia mais
Reality de Pantene alcança boa performance e vai para o SBT
Pantene estreia reality na MTV com Hugo Gloss

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações