Com uma longa trajetória no mercado e experiência em pequenas, médias e grandes agências, o publicitário Humberto Mendes apresenta seu mais novo livro, Rua da Amargura S/N, pela editora WI. A obra, como ele mesmo diz, conta a história de um morador de rua que virou publicitário. Em vez de um roteiro com personagem fictício, no entanto, o autor narra a jornada de sua vida, começando por uma fase extremamente delicada, quando, de fato, por quase 200 dias, ele viveu sem ter um abrigo para se alocar.

Para o mercado, o livro traz a lição de um profissional que construiu sua carreira do zero, com resiliência, enorme vontade de aprender e muito amor pela profissão. “Nunca me faltou o propósito de encontrar um trabalho decente e vencer na vida. Lutei por isso até que comecei a trabalhar na indústria gráfica. Lá, passei a lidar com materiais que iam para as agências. Procurei saber mais sobre a atividade e iniciei a minha trajetória, atuando em diversas áreas do mercado publicitário e em agências como J. Walter Thompson, Rino, DPZ, Artplan e tantas outras”, conta Mendes, que atualmente é VP executivo da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), onde dá expediente todos os dias.

Alê Oliveira

Para ele, muito mais do que apenas histórias e lições sobre propaganda, em cada página do livro há um propósito pela evolução do ser humano. “Quando ultrapassamos a casa dos 80 anos assumimos o compromisso de compartilhar as nossas vivências, experiências e tudo que passamos para que os mais jovens possam, de alguma maneira, aproveitar e, principalmente, não cometer os mesmos erros”, afirma.

Legado da obra
Como lição para os profissionais de propaganda em atividade, Mendes explica de que maneira o livro pode acrescentar. “O primeiro ponto é ser ético o tempo todo e ter respeito e amor permanente pelo oficio. Além disso, é preciso ser profissional o tempo todo, pois é um negócio sério e não tem espaço para amadores. Também é necessário ter respeito com o cliente e o seu dinheiro. Outra coisa essencial que a obra passa é a noção e o exemplo de que todo ser humano é recuperável”, explica.

Como a mesma intensidade com que exerce o seu ativismo pela propaganda, Humberto Mendes é apaixonado pela atividade de escrever. Rua da Amargura S/N não é a sua primeira obra. Ele também já escreveu livros como Crônicas de Propaganda, Propaganda: O Caminho das Pedras e Universalidade do Ser.

“Como disse Pablo Neruda, escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias”, finaliza. Com lançamento pela Livraria Cultura, na semana passada, Rua da Amargura S/N está disponível no e-commerce das principais livrarias do país.

Divulgação

Leia mais
Publicitário Humberto Mendes lança “A Universalidade do Ser”
Humberto Mendes publica “Crônicas de Propaganda”