Primeira cabeça: imagem é o que a gente passa, imagem é o que a gente é.

Segunda cabeça: imagem é o que as pessoas pensam que a gente é. Em Marketing, a percepção do cliente.

Terceira cabeça: imagem é a soma das imagens das pessoas de uma empresa ou organização.

Quarta cabeça: imagem é a soma de atitudes, ações, tomadas em uma vida.

Quinta cabeça: imagem é um legado.

Sexta cabeça: imagem é participar da sociedade, dando a sua colaboração.

Sétima e última cabeça: imagem é história.

Imagem, portanto, tomada em seu sentido mais amplo, vem a ser o esforço consciente, conjugado, em benefício de qualquer pessoa, empresa ou entidade que resulte numa avaliação correta e positiva de suas atividades.

Vulgarmente, imagem é conceito. É fé pública, é reconhecimento.

Como cuidar da imagem com pouco dinheiro:

1 –  Faça de seu empregado e de seu empregador um aliado.

2 – Conquiste o seu cliente com atenção um-a-um.

3 – Conheça as ferramentas de comunicação com o seu público, e sua adequação às suas possibilidades.

4 – Não confie em modismos, mas aprenda a viver em sua época. Tecnologia é instrumental.

5 – Se imagem está ligada à qualidade, não abra mão da qualidade.

6 – Descubra qual é o preço justo. Você compraria?

7 – Patrocine campanhas ou projetos meritórios. Estimule a conscientização dos graves problemas sociais de nosso país. Participe mais.

8 – Faça parcerias confiáveis. Internas e externas. Este é um momento que a competência vai fazer a diferença.

9 – Fale pouco, trabalhe.

10 – Confie. É impossível conciliar pessimismo com negócios. O nosso convívio com problemas é imenso e antigo. Vamos viver com esperanças e passar este clima.

Samuel Szwarc é membro nº 28 do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas – 2ª Região.