Parceiros do Google se reuniram no Google Analytics Partner Summit para gerar novos conhecimentos e atualizações do mercado. Na edição de 2017, foi possível ver o roadmap das principais ferramentas de mensuração do mercado, além de demonstração de cases reais da aplicação de algumas ferramentas.

O Google tem se mostrado cada vez mais interessado em organizar dados, e vem conseguindo isso através de novas funcionalidades em suas ferramentas. Um exemplo foi o conteúdo apresentado por Jordan Tigani, que mostra como conseguimos, de maneira eficiente, organizar e ganhar velocidade nas consultas de grande volume de dados usando a plataforma BigQuery. O conteúdo é técnico, mas vale dar uma olhada no vídeo do Next 2017 para saber mais. 

Quanto a gerenciamento de tags, no tool box temos o Google Tag Manager, ferramenta que ajuda muito a organizar e armazenar as tags em um só lugar, possuindo integrações nativas com os principais players de mídia do mercado. Em seu painel, Benjamin Grame e Jocelyn Whittenburg mostraram como será o funcionamento da nova tag que já possui material de suporte (gatag.js). Eles abordaram, também, assuntos mais avançados, e como o comportamento e implementação vão seguir o princípio KISS (Keep It Simple, Stupid) e com isso ganhar velocidade e qualidade. Dessa forma, o conceito de que fazer tagueamento, quando falamos de mensuração, é difícil e descentralizado, cai por terra.

Em outro painel foram revisadas as boas práticas de mensuração usando o Google Tag Manager. Entre elas estão o uso dos templates de tags e de triggers que são nativos da ferramenta; o uso de pastas e nomenclaturas corretas para organização; e usar workspaces, aprovação e controle de acesso. Além disso, foram demonstradas novas funcionalidades que em breve serão liberadas para o público.

O Data Studio, ferramenta de visualização de dados do Google, veio para facilitar a vida dos analistas e foram repassadas novas funcionalidades que serão disponibilizadas, mas assim como as novidades relacionadas à mensuração de Mobile Apps, estes painéis ainda são confidenciais.

Em um dos painéis, Daniel Waisberg comentou sobre como trabalhar com visualização e seleção de dados corretos e seus respectivos gráficos. Com bom humor, alterou o quote “A mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo”, muito utilizado na área, para “O gráfico certo, para o propósito correto e com o design correto”, frisando o quão importante é, antes de estudar os dados, definir qual vai ser a visualização que vai facilitar sua leitura. Além disso, foi falado também sobre o Quarteto de Ascombe, mostrando como um conjunto de dados pode demonstrar comportamentos distintos quando aplicado em múltiplas visualizações. Como exemplo, Waisberg demonstrou um estudo comparando os filmes da DC Comics e Marvel e como utilizou a visualização de dados para facilitar a leitura.

Além disso, Waisberg destacou os 3 ‘V’s do BigData que são: volume, velocidade e variedade. Porém, ao falar de visualização de dados existem os 3 ‘S’s: small, slow, sure. Small sobre encontrar dados relevantes, slow para o estudo e entender os outliers e dados que não fazem sentido serem representados, e por fim sure que define a visualização de dados como tinta em um livro onde não podem ser apagados.

Por fim, foram apresentados updates nas APIs do Google Analytics e novidades que vão agregar muito no dia a dia de quem utiliza a ferramenta. 

Thiago Borges é especialista em digital analytics na agência de performance digital i-Cherry