O Mobile World Congress é considerado um dos eventos de tecnologia mais importantes do mundo. O evento que acontece entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, em Barcelona, na Espanha, apresenta os lançamentos e protótipos em smartphones, smartwatches, tablets, televisores, aparelhos de linha branca, além de expor as últimas tendências em dispositivos móveis, como 5G e a internet das coisas. 

Para Bárbara Toscano, gerente de marketing sênior da LG, toda a marca que trabalha com inovação, tecnologia e tendências tem um papel importante em eventos como este. Assim como na CES, que aconteceu em janeiro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, a marca continua falando sobre a inteligência artificial através dos smartphones.

“A LG procura desenvolver os seus produtos com muita inovação. Pensamos sempre na frente para poder compartilhar os produtos que serão lançados nos próximos meses ou, até mesmo, protótipos de design, que não necessariamente serão produzidos. Este é um grande momento para discutir e conhecer os que os fabricantes estão fazendo”, revela Bárbara.

Alisson Fernández

Já para Rafael Magdalena, co-fundador e presidente da agência MUV, atualmente o mobile não é somente o dispositivo celular e, sim, a internet virou mobile, pois utilizamos o acesso para tudo. “As principais tendências que veremos este ano serão a inteligência artificial/ machine learning, ou seja, aprendizado automático das máquinas, e o 5G, mas este não apenas como uma questão de velocidade, mas sim como uma tecnologia que por ter uma baixa latência permite com que várias das aplicações que a gente tem hoje sejam utilizadas na nuvem como um facilidade que atualmente a gente não consegue. Então, veremos as coisas que ouvimos falar e que estão mais distantes da nossa realidade apenas por uma questão técnica”, diz Magdalena.  

Atualmente, os profissionais de agências possuem o desafio de descobrir quais são as tecnologias e soluções para realizar uma boa campanha mais adaptada e personalizada para cada consumidor. “Quem cria tem que se adaptar cada vez mais ao que o consumidor está usando e acessando. Não há mais como ficar no modelo tradicional de publicidade com apenas três ou quatro formatos. Mas toda essa tecnologia não substitui uma boa ideia. É claro  que ela acabou vindo da boa ideia alguém, mas para ter uma boa criação publicitária precisa ter uma boa ideia. Ainda não chegamos no nível da singularidade, o cérebro é o principal mecanismo”, comenta Magdalena.

A Samsung participa do Mobile World Congress desde o início da feira em 2009 e para a marca é importante estar presente e revelar os próximos lançamentos e tendências ao mercado. “Não são apenas as tendências em nossos bolsos, como os smartphones, por exemplo, que apresentamos. São as novidades para a nossa casa em geral, como televisores e geladeiras. A Samsung consegue mostrar para o mundo o seu posicionamento que não é de querer ser apenas um fabricante de componentes, mas sim, de proporcionar uma vida melhor, com entretenimento e diversão ao consumidor. Por isso, é muito importante participar de um evento como este”, diz Renato Citrini, gerente sênior de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Alisson Fernández

Com o intuito de melhorar e simplificar cada vez mais a vida do usuário, seja a pessoa física ou setores como educação e medicina, a internet das coisas está presente em praticamente todos os estandes das grandes marcas globais no Mobile World Congress 2018. Neste ano, a Sony, além de apresentar os próximos lançamentos da companhia, mostrou algumas das principais tecnologias que prometem ao consumidor uma melhor qualidade de vida.

“Temos uma divisão de internet das coisas na Sony, então, há uns dois anos a gente já está desenvolvendo alguns produtos. A gente percebeu que o consumidor está cada vez mais preso em uma tela de celular. Você anda na rua e percebe que as pessoas estão sempre olhando para as telas e, muitas vezes, não prestam atenção no que está acontecendo ao seu redor. Então, temos investido muito em tecnologia de comando de voz e gestos para que as pessoas também possam aproveitar melhor tudo o que está acontecendo ao seu redor”, revela Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile Brasil.