O investimento publicitário no Reino Unido aumentou 5,2%, batendo recorde de £10 bilhões no primeiro semestre de 2016, revelou o último Advertising Association/Warc Expenditure Report. A taxa de crescimento foi 0,4% maior que a previsão inicial, alimentada em parte pelo forte budget de internet e mobile.

O investimento em internet aumentou 16,9%, para £ 4,8 bilhões no primeiro semestre do ano, sendo que o mobile cresceu 52,6%, para £ 1,7 bilhão. Pela primeira vez, o investimento em mobile já responde por mais de metade de todos os gastos com propaganda online no Reino Unido.

O relatório também apontou crescimento das chamadas mídias tradicionais. O investimento em TV cresceu 2,1% para £ 2,4 bilhões. Já o aumento registrado em rádio foi de 0,5% no primeiro semestre para £ 242 milhões, sendo que o crescimento esperado para o ano é de 1,6%. No entanto, o investimento no impresso continua a cair. A receita total com títulos nacionais deve cair 9,3%, enquanto os títulos regionais devem registrar uma redução de 10%. Já as receitas de publicidade em revistas deve diminuir 4,3% em 2016 e 5,5% em 2017.

De acordo com o relatório, os formatos digitais prosperaram durante toda a primeira metade do ano, confirmando que a tendência para o digital e o celular continua.

Já o investimento em vídeo online aumentou 66,4%, para £ 252 milhões no período, enquanto a propaganda nativa cresceu 29,9%, para £ 451 milhões. Em digital out of home, o crescimento foi de 28,9%, para £ 176 milhões, o que significa pouco mais de um terço do total de £ 511 milhões dedicado a todas as formas de OOH.

“O investimento em publicidade no Reino Unido continua forte este ano e a tendência para o digital e mobile continua – mas a médio prazo é mais complexa”, disse Tim Lefroy, Chief Executive da Advertising Association. “O governo deve evitar qualquer incerteza regulatória que possa afetar o estímulo de publicidade para a economia”.