Número de queixas diminuiu 17%O Itaú é a empresa que mais recebeu queixas no Procon em 2012, aponta relatório divulgado nesta semana pelo órgão de defesa do consumidor. O banco motivou 1.108 reclamações, atendendo somente a 461 delas.

Em 2011, o Itaú havia sido o terceiro colocado da lista, posição agora ocupada pelo Bradesco, que atendeu 386 das 976 reclamações de seus clientes. No ranking anterior, o banco havia sido a empresa com o maior número de queixas.

Com isso, é o segundo ano consecutivo em que uma instituição financeira lidera o ranking do Procon. Há ainda outras empresas do setor que integram a relação dos 25 primeiros, como Santander Real (10º), Banco do Brasil (14º), Panamericano (15º), Caixa Econômica (17º) e BMG (23º).

As operadoras de telefonia celular também foram alvo de muitas reclamações no ano passado. A Claro ocupa a segunda posição com 1.006 queixas, sendo 798 atendidas. A Vivo, quarta colocada, atendeu 809 das 967 reclamações. Oi e TIM também ocupam posições avançadas – a 9ª e a 11ª respectivamente.

O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado foi de 602.611, diminuição de 17% em relação ao registrado em 2011. Destes, 88% foram solucionados.

Setores

Em 2012, a área de produtos – que inclui móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros – foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas, com 33%, seguida pelo setor de assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras), que teve 25,7%, e de serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 16,5%.

A lista de 2012 marca a aparição pela primeira vez dos sites de compras coletivas. O Groupon, que figurava em 228º na classificação geral de 2011, aparece desta vez no 21º lugar.