Kantar detalha investimentos em mídia do primeiro semestre

TV concentrou 71% dos valores. Unilever é anunciante em destaque e Y&R lidera entre agências

Reprodução

O mercado de cuidados pessoais alavancou o cenário de investimentos de mídia no 1º semestre de 2019. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, os setores de Higiene, Beleza e Farmacêutico incluem alguns dos maiores crescimentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Unilever foi o destaque do Top 30 anunciantes, com variação positiva de 68%, seguida por Divcom Pharma Nordeste (+43%), Sky (+36%) e Procter & Gamble (+25%).

ANUNCIANTES GROSS AD VALUE*
R$ 0
Jan a Jun/2019 Jan a Jun/2018
GENOMMA 1.817.138 1.969.002
UNILEVER BRASIL 1.589.132 944.228
DIVCOM PHARMA NORDESTE 988.528 692.030
YELLOW MOUNTAIN DISTR DE VEICULOS 882.371 #
HYPERA 730.677 1.508.053
PROCTER E GAMBLE 713.956 571.291
COCA COLA 663.949 660.317
TELEFONICA 622.026 814.554
AMBEV 621.088 1.029.471
SUPERMERCADO GUANABARA 610.103 588.398
ULTRAFARMA 549.492 778.313
LOJAS MARABRAZ 541.857 675.773
CLARO 527.772 826.984
SKY BRASIL 525.809 385.498
BRADESCO 498.676 579.519
TRIVAGO 493.980 740.411
PREVENT SENIOR 485.117 #
GRUPO PAO DE ACUCAR 475.033 445.776
RECKITT BENCKISER 460.643 401.638
HAVAN 458.487 #
EMS FARMACEUTICA 431.013 #
SAMSUNG 430.780 418.648
VIA VAREJO 419.876 677.047
O BOTICARIO 415.920 386.752
DECOLAR COM 405.942 #
BCO BMG 396.400 #
PINA RESENDE 389.420 374.225
MC DONALD S 380.257 446.975
GENERAL MOTORS 368.334 #
SANTANDER 353.930 #

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution - ME1806TOTALPTVSH e REME1906TOTALPTVSH3 - Período: de Jan/2018 a Jun/2018 e Jan/2019 a Jun/2019


*Valores publicitários brutos (GAV - Gross Advertising Value), desconsiderando descontos e negociações.
# Anunciantes que não figuravam entre os 30 maiores no 1º semestre de 2018

Com mais de 21 milhões de inserções nos meios aferidos, o semestre apresentou variação de 7% sobre o mesmo período do ano anterior, indicando um aumento na ocupação dos espaços publicitários. Na distribuição dos investimentos, destaque para o segundo trimestre, com volumes de investimento superiores, sobretudo em maio, um mês antes do início da Copa América e da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

A TV (aberta, por assinatura e merchandising) concentrou 71% dos valores destinados para compra de espaço publicitário. Digital, cuja cobertura passou a incluir vídeo em desktop e display em dispositivos móveis, deteve 10% do investimento no primeiro semestre.  O digital apresentou o maior crescimento, com 75% de variação positiva, reflexo dos novos formatos e do contínuo refinamento da cobertura.

*TV aberta inclui valores de merchandising
Fonte: Kantar IBOPE Media – Advertising Intelligence

Impulsionado por grandes estreias, como Vingadores Ultimato, e recordes de bilheterias inclusive de filmes nacionais, o meio cinema apresentou volume de inserções e investimento 60% maior que o primeiro semestre de 2018.

Os setores que mais aumentaram o investimento foram Higiene Doméstica (+69%), Minas & Energia (+65%) e Casa & Decoração (+36%).  Em termos de crescimento, as categorias de produto com maior variação foram Auto Revendas e Concessionárias (+81%) e Serviços de Saúde (+59%).

SETOR ECONÔMICO Jan a Jun/2019 Jan a Jun/2018
GROSS AD VALUE* (%) GROSS AD VALUE* (%)
R$ 0 R$ 0
Total 73.575.629 100 69.820.958 100
COMERCIO 13.224.710 18 12.707.923 18,2
SERVICOS AO CONSUMIDOR 11.375.588 15,5 9.719.853 13,9
HIGIENE PESSOAL E BELEZA 6.087.043 8,3 5.529.414 7,9
FINANCEIRO E SECURITARIO 6.035.625 8,2 5.971.140 8,6
MIDIA 5.308.397 7,2 3.276.591 4,7
CULTURA LAZER ESPORTE TURISMO 4.843.935 6,6 4.428.228 6,3
FARMACEUTICO 4.725.495 6,4 4.884.946 7
ADMINISTRACAO PUBLICA E SOCIAL 3.589.607 4,9 4.191.434 6
TELECOMUNICACOES 3.169.986 4,3 3.562.243 5,1
AUTOMOTIVO 3.098.941 4,2 3.259.009 4,7
BEBIDAS 2.746.796 3,7 3.255.350 4,7
ALIMENTOS 2.222.434 3 2.627.319 3,8
ELETROS E INFORMATICA 1.414.693 1,9 1.165.802 1,7
IMOBILIARIO 1.103.157 1,5 1.094.411 1,6
HIGIENE DOMÉSTICA 1.087.214 1,5 642.686 0,9
JOGOS E APOSTAS 787.152 1,1 883.835 1,3
VESTUARIO E ACESSORIOS 611.669 0,8 727.728 1
MULTI SETORIAL 599.254 0,8 445.329 0,6
MINAS E ENERGIA 505.680 0,7 312.098 0,4
CONSTRUCAO E ACABAMENTO 311.206 0,4 281.553 0,4
CASA E DECORACAO 262.433 0,4 193.083 0,3
BRINQUEDOS 201.720 0,3 343.751 0,5
BENS E SERVICOS INDUSTRIAIS 83.741 0,1 153.937 0,2
AGROPECUARIA 62.989 0,1 51.140 0,1
ESCRITORIO E PAPELARIA 61.330 0,1 58.327 0,1
PET 54.833 0,1 53.828 0,1

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution - ME1806TOTALPTVSH e REME1906TOTALPTVSH3 - Período: de Jan/2018 a Jun/2018 e Jan/2019 a Jun/2019

Agências

A Y&R mantém a primeira posição no ranking do período, seguida por Ogilvy e Africa na segunda e terceira posições, respectivamente.

Posição 2019 Agência GROSS AD VALUE* R$ Jan a Jun/2019
1 Y R 2.100.215
2 OGILVY 2.031.184
3 AFRICA 1.770.567
4 WMCCANN 1.504.951
5 PUBLICIS PBC COMUNICACAO 1.405.701
6 ARTPLAN 1.385.435
7 MULTI SOLUTION 1.258.086
8 AGENCIA WE 1.241.807
9 TALENT MARCEL 1.146.951
10 FCB BRASIL 1.129.687
11 Z 515 PROPAGANDA 1.119.331
12 BETC 1.111.823
13 JWT 1.093.358
14 LEO BURNETT NEO COMUNICACAO 1.080.911
15 HAVAS WORLDWIDE 1.067.173
16 DPZ E T 1.020.424
17 MULLEN LOWE BRASIL 934.732
18 E MIDIA PROPAGANDA E MARKETING 912.678
19 ALMAP BBDO 894.808
20 LEW LARA TBWA 853.957
21 SUNSETDDB 822.368
22 GREY 809.272
23 MY AGENCIA 730.677
24 CHEIL 691.839
25 F NAZCA S E S 681.014
26 Z MAIS 675.202
27 FULLPACK COMUNICACAO 635.187
28 RINO COM 618.923
29 DAVID BRASIL 602.729
30 NBS 577.248
31 ESCALA COMUNICACAO 576.103
32 WIEDEN KENNEDY 570.857
33 ALTERNATIVA PROPAGANDA E PUBLICIDADE 550.956
34 PULLSE 550.615
35 REF MAIS 531.733
36 SOLUCAO PROPAGANDA SC 462.690
37 SUNO COMUNICACAO INTEGRADA 422.095
38 JOTACOM COMUNIC E PUBLICIDADE 374.069
39 CPB BRASIL 345.884
40 3A WORLDWIDE SOUTH AMERICA 331.151
41 FBIZ 316.524
42 FSB 307.818
43 PANDA AGENCIA 264.778
44 HEADS PROPAGANDA 243.996
45 DENTSU 238.036
46 BIGMAN COMUNICACAO 235.871
47 NOVA SB 225.166
48 GPAC 216.042
49 MOMA PROPAGANDA 212.811
50 NBC INTERMEDIACAO DE PUBLICIDADE 212.679

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution - ME1806TOTALPTVSH e REME1906TOTALPTVSH3 - Período: de Jan/2018 a Jun/2018 e Jan/2019 a Jun/2019
*Valores publicitários brutos (GAV - Gross Advertising Value), desconsiderando descontos e negociações.
# Agências que não constavam no ranking no período de JAN a JUN/18

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