Kantar revela o impacto do digital na compra de produtos para cuidados pessoais

Estudo mostra que produtos para cabelos têm mais pontos de contato com clientes no ambiente online

iSotck/Warchi

A pesquisa Connected Life, da Kantar, detectou que existe uma lacuna de 31% na compra da categoria de cuidados pessoais no ambiente online. O estudo revela que 59% dos internautas brasileiros pesquisam mais de uma vez por semana por produtos neste segmento, sendo que 28%, efetivamente, compram no online, o que demonstra uma quantidade expressiva de possíveis clientes no e-commerce.

Luciana Piedemonte, diretora de marca e commerce da Kantar, explica que mesmo considerando a crescente influência do digital, há reflexos na compra offline, uma vez que muitas pessoas pesquisam no online o que vão comprar na loja física. “Por mais que a compra online ainda seja pequena, a presença no ambiente digital, com campanhas, nas redes sociais ou mesmo no e-commerce, são fundamentais para todas as marcas, já que esta exerce grande impacto na compra, independentemente de onde ela é finalizada (online ou off-line)”, explica.

O estudo ainda detalha o gap potencial das subcategorias dentro de cuidados pessoais, como: cosmético (32%), perfume (33%), cuidado facial (36%), pele (40%) e cabelo (44%).

Ao analisar a categoria de cuidados com o cabelo, é possível perceber uma gama de pontos de aproximação com este consumidor cada vez mais conectado. Segundo a Kantar, são em média 21 pontos de contato, sendo apensas um quarto deles no ambiente digital.

 Ainda de acordo com o estudo, as marcas de produtos para o cabelo têm muitas oportunidades para influenciar o consumidor em momentos diferentes da jornada de compra, o que torna complexa a definição de onde focar esforço e investimento para influenciar esse comprador. “As consumidoras têm uma grande interação com essa categoria, tanto antes quanto no momento da compra são três vezes mais pontos de contato do que a categoria de refrigerante”, finaliza Luciana.

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