Kraft assume novo nome ao redor do mundo

 

A Kraft Foods, dona de marcas como Trident, Chiclets, Lacta, Tang e Toblerone, agora chama-se Mondeléz Internacional. A mudança foi oficializada nesta semana após a empresa de alimentos concluir a cisão do negócio norte-americano de alimentos processados como queijos, embutidos e massas. A transição já havia sido anunciada em agosto do no ano passado e aprovada pelos acionistas da empresa em maio deste ano. Na tarde desta sexta-feira (5), a Kraft no Brasil anunciou para seus funcionários a alteração em um evento fechado, parte de uma das ações globais da companhia para comunicar a mudança.

Com isso, a marca Kraft desaparece no mundo todo e é substituída pelo novo nome nos 80 países onde atua, exceto na América Norte. Nos Estados Unidos e no Canadá, permanece a marca Kraft Group para a comercialização de produtos de mercearia, como embutidos. A companhia Mondeléz Internacional atuará normalmente no mercado norte-americano com as marcas sob o seu guarda-chuva, mas sem qualquer ligação com o antigo nome de letras azuis. “Estamos fazendo nossa estreia como Mondeléz International e lançando uma força global em snacks que está posicionada de maneira única para deliciar os consumidores”, declarou Irene Rosenfeld, presidente e chairman da nova empresa, em um comunicado para investidores.

Com a alteração, as ações da nova empresa passam a ser negociadas na Bolsa de Nasdaq sob o código MDLZ. Já a antiga sigla KRF foi aposentada. A companhia teve receita global de quase US$ 36 bilhões no ano passado e possui quase 60 marcas em seu portfólio.

A Kraft Foods opera no Brasil desde 1993, mas suas marcas estão há décadas no país, como Lacta, que completou 100 anos em 2012. Segundo a empresa, seus produtos mais vendidos incluem os chocolates Lacta, como Sonho de Valsa e Diamante Negro, os biscoitos Club Social e Trakinas, as bebidas em pó Tang, Clight e Fresh, as gomas de mascar Chiclets e Trident, a bala Halls e a gelatina e o fermento em pó Royal. A companhia emprega 12 mil pessoas, com fábricas em Bauru (SP), Piracicaba (SP), Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE).

A escolha do novo nome aconteceu por meio de um concurso cultural promovido pela empresa com seus trabalhadores no mundo todo. Segundo informações da empresa, mais de 1.000 funcionários enviaram quase 1.700 sugestões. Entre elas, Mondeléz, enviada por um trabalhador da Inglaterra, foi adotada e significa “um mundo de delícias preenchido por momentos de alegria”.