Lide Talks utilizam cases para apresentar soluções ao varejo

Fórum promoveu quatro encontros simultâneos com executivos de empresas como Cacau Show, Ri Happy e Sapore

Mariana Barbosa

Após intensa programação no período da manhã, que analisou as novas necessidades do consumo, a importância dos millenials para o varejo e a integração dos pontos de venda físico e digitais (veja aqui), a partir das 15h deste sábado, 23, o 7º Fórum Lide do Varejo deu continuidade às suas atividades com os Lide Talks.

Formados por quatro painéis interativos e simultâneos, os talks são conversas informais, em ambientes externos, para pequenos grupos de convidados – uma média de 50 pessoas. Neles, os oradores não possuem recursos tecnológicos e oferecem soluções para questões do setor por meio da exposição de cases e situações com as quais lidam cotidianamente.

O Lide Talks 1 reuniu Stephane Engelhard, vice-presidente de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação do Grupo Carrefour; e Alexandre Costa, presidente da Cacau Show, para discutir Tecnologias Digitais X Experiências Sensoriais.

Costa utilizou como exemplo suas seis mega stores para afirmar que acredita não haver conflito entre as experiências digitais e sensoriais. Nos locais, é possível conhecer, de forma lúdica, toda a jornada do chocolate, desde o plantio do cacau até o produto final. O objetivo do executivo é levar, a longo prazo, essa experiência a cada uma de suas mais 2.300 unidades. “Os valores das marcas estão cada vez mais cativando o consumidor, e a tecnologia digital nos permite contar as histórias delas e de seus produtos. Por isso, o digital e o experimental se adicionam. Não é on ou offline, mas sim on e offline”, disse.

O segundo painel, que debateu “O Novo Mundo Digital nos PDVs”, contou com a participação de Jean Klaumann, vice-presidente digital & omnicommerce da Linx, e Juliano Ohta, diretor geral da Telhanorte. O terceiro encontro trouxe Marcelo Pegoraro, cofundador e general manager da Lian Lian Pay Brasil, e Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, para expor a respeito da “Revolução nos meios de pagamento”.

Já o Lide Talks 4, a respeito da “Diferenciação da experiência da omnicanalidade”, reuniu Daniel Mendez, presidente da Sapore, e Héctor Núñez, diretor presidente da Ri-Happy.

Desdobrando o que havia sido debatido durante as palestras anteriores, Mendez reforçou o crescimento da saudabilidade como fator decisivo para os consumidores. “Na Sapore trabalhamos com preço, conveniência e durabilidade. Agora os hábitos estão mudando e temos uma grande oportunidade de fazer com que a comida rápida seja reconhecida por ser saudável, saborosa e de qualidade”, explicou.

Já Núñez afirmou que é importante deixar de pensar o varejo apenas como produto, pois, segundo ele, o mercado está caminhando para oferecer cada vez mais serviços. “Quando  nós, do grupo Carlyle, compramos a Ri-Happy, queríamos ser a maior loja de brinquedos no país, e hoje somos. Agora, queremos nos tornar a maior empresa infantil do Brasil. Existe uma série de produtos e serviços envolvidos nesse universo e que podem agregar ao nosso negócio e facilitar a vida de nossos clientes, e esse é o futuro que estamos traçando”, comenta.

Após os Talks, Pegoraro, que participou do terceiro painel, ministrou também a palestra de encerramento do Fórum, levando ao público informações sobre as operações da Lian Lian Pay, empresa chinesa de meios de pagamento mobile. O executivo falou ainda sobre tendências que a companhia acredita que possam ser replicadas no Brasil, como automatização de quiosques de vendas, implantação de reconhecimento facial e a substituição de cartões por QR Codes, como já acontecem a maioria dos pagamentos no país asiático.

À noite, a partir das 22h, o Lide – Grupo de Líderes Empresariais realizará o Prêmio Lide do Varejo, que irá reconhecer e homenagear os destaques do setor no último ano.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações