O mercado se prepara para o Cannes Lions 2018, mas o evento deste ano ainda permanece vivo e com uma série de insights. Durante o 3º Congresso Brasileiro de Live Marketing, nesta segunda-feira (23), Celio Ashcar Jr, sócio AktuellMix, chairman da Ampro e jurado do festival Cannes Lions 2017, apresentou alguns deles.

“O protagonismo é do público consumidor, as marcas são facilitadoras e transformadoras, e elas têm que liberar o palco para o consumidor brilhar. O público se aproxima de marcas que abraçam causas, isso é muito claro em Cannes. Relações humanas e experiências são importantes. Todo munda fala em tecnologia, mas ela é para somar e não substituir relações. O VR é uma experiência solitária, não consegue compartilhar.  As relações humanas estão cada vez mais fortes, temos que usar a tecnologia para passar isso. Um outro ponto é engajar de forma natural e espontânea. E o potencial das redes sociais foi muito repercutido”, destacou.

Alê Oliveira

“Por que não podemos ano que vem ter vários Leões de live marketing? Nossas chances são boas, temos que parar de ter medo. Durante vários anos nenhuma agência de live marketing brasileira ganhava Leão. Mas é possível”, afirmou.

Ashcar também pontuou algumas coisas que para ele resumem o que foi Cannes Lions em 2017. “O simples funciona. Às vezes a gente passa muito tempo procurando a ‘big idea’, mas a big idea pode ser simples”, comentou. Para exemplificar esse e os pontos co-branding, engajamento, repercussão e força do PR, inovação, causas e gran prix, ele apresentou alguns cases relacionados a cada um deles.

No primeiro, ele citou, por exemplo, a divulgação do filme Caça-Fantasmas em Madrid que fez um trem fantasma no metrô, e um anúncio que o Brad estava solteiro e uma companhia aérea levava passageiros para Los Angeles por 169 euros. Em causas, ele citou cases como Meet Graham, o “único ser humano” que poderia sobreviver a qualquer acidente rodoviário, e Skittles, que mostrou como a vida seria sem graça sem cores. Em Gran Prix, ele comentou o vencedor da edição, o Boost your voice. “Cannes é um festival que manda mensagens. O Boost Your Voice para mim é uma comunicação transformadora. O que queremos passar? Voltei pensando qual o meu papel na comunicação, vender ou ser um agente transformador?  A comunicação transforma pessoas e ações”, comentou.

Desafio Novo Logo Ampro

A palestra sobre os insights da ultima edição de Cannes teve espaço também para o anúncio do vencedor e entrega do prêmio Desafio Novo Logo Ampro. “Foi uma tarefa muito boa. O logo da Ampro precisava ter essa renovação, ter esse novo olhar”, disse Dil Mota, presidente da comissão de julgamento.

Foram cinco finalistas: Bruno Henrique Andrade, Bruno Sato, Iuri Pereira, João Paulo Pinedo, Rodrigo Gea Caetano. Caetano foi consagrado o vencedor e ganhou como prêmio uma credencial para o Cannes Lions 2018. O nome foi relevado em mensagem de vídeo por José Papa Neto, diretor geral do festival. “Queria convidar cada um para participar de Cannes Lions 2018. Vai ser a melhor edição que vocês já viram”, afirmou.

Alê Oliveira

Despedida?

Prestes a completar dois anos como chairman da Ampro, Ashcar Jr. está chegando ao fim de seu biênio – que pode ser renovado – e aproveitou o evento para agradecer pelo apoio recebido no período. Apesar do tom de despedida, ele deixou um clima de mistério no ar.

“Sendo chairman ou não, eu sempre estarei e serei live marketing. Contem sempre comigo. Eu queria agradecer a cada um por esses dois anos de apoio e confiança. Estar na entidade representando vocês é uma missão que eu achava impossível, espero ter dignificado o nosso mercado. Acho que o nosso capítulo ainda não acabou, tem muita coisa pela frente e sempre que eu puder estarei nesse palco colaborando, enriquecendo e cada vez mais valorizando o nosso live marketing.

Segundo ele, o congresso foi um dia histórico porque há dois anos quando assumiu como chairman da Ampro tinha compromisso de mostrar a relevância, a importância e glamourização do live marketing. Ele comemorou o sucesso do evento, que esteve lotado em toda programação, e os convidados reunidos. Sem dar pistas definitivas de seu futuro na Ampro, o executivo comentou que vai pensar se continua na função. “Preciso pensar um pouco. Mas se acabasse aqui acabo com missão cumprida. Acho que o live marketing foi um e a partir de agora será outro.”