A Livraria Cultura anunciou nesta quarta-feira (19) que adquiriu a totalidade da Fnac Brasil. A operação brasileira da rede francesa de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos inclui 12 lojas em sete estados, além de forte presença online. A transação deve ser concluída nas próximas semanas.

Com 70 anos no mercado, a Livraria Cultura tem 18 lojas e é pioneira no e-commerce editorial no país. Segundo comunicado, a união entre os dois grupos “criará valores e sinergias, compartilhando culturas similares e o comprometimento com a promoção da cultura no Brasil e permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios adicionando novas linhas dos produtos e serviços”. 

Divulgação

Em março deste ano, a Fnac divulgou que iria se retirar do Brasil. A empresa informou que registrou um resultado líquido em equilíbrio (zero) em 2016 e que, apesar do resultado, suas vendas e sua rentabilidade tinham aumentado. Em comunicado à época, o grupo “começou um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país”. 

A Fnac está presente no Brasil desde o fim dos anos 1990, mas, há alguns anos, já tinha apontado dificuldades no país com ele representando menos de 2% do volume de vendas total da empresa.