Loja de bebidas elimina caixas e permite compra apenas por SMS

Depois da Amazon Go, Dirty Lemon é mais uma marca a aderir ao "cashierless"

Divulgação

Você já ouviu falar no conceito "cashierless"? Basicamente, significa lojas sem caixa. E se não há caixas, não há filas e outros tipos de aborrecimento para o consumidor. A primeira marca a lançar a novidade foi a Amazon, com seu Amazon Go. Agora, outras empresas começam a apostar em formatos semelhantes. É o caso da Dirty Lemon.

A marca é famosa por suas bebidas detox e já possui uma relação de compra diferente: só vende via SMS. Agora, a empresa está abrindo o que chama de "The Drug Store", em Nova York. Qualquer um - que tiver um cadastro - pode entrar na loja e pegar sua bebida. O cliente, então, envia um SMS para Dirty Lemon dizendo qual sabor pegou e, em cinco minutos, recebe a cobrança no cartão de crédito.

Apesar de prático, necessita que o cliente envie o SMS. No caso do Amazon Go, ele precisa apenas baixar o app, cadastrar o cartão e, ao entrar na loja, se identificar via QR Code. Independentemente dos "esforços", ambos são menos cansativos do que pegar a fila do supermercado, não é mesmo? E isso muda toda a relação do consumidor com suas compras.

Ao Adweek, o CEO da marca, Zak Normandin, revelou que o risco é relativamente baixo quando se pensa que o que eles fazem é inovador e exclusivo. "É uma maneira ótima e controlada de fornecer uma experiência realmente valiosa para nossos clientes", analisa.

Assim como no exemplo do Amazon GO, há uma preocupação redobrada com a segurança. A empresa possui câmeras monitorando o espaço, um mapa de calor para saber quantas pessoas estão visitando a loja e um rastreador com identificação por radiofrequência para ver quais produtos são retirados da geladeira.

Resta saber como as marcas que apostam no "cashierless" farão quando a demanda for muito alta. Mas uma coisa é certa: o varejo do futuro, certamente, terá menos caixas, mais tecnologia e uma experiência singular para o consumidor.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações